O Serviço de Psicologia e Orientação, SPO, do Agrupamento de Escolas de Oliveirinha, tem a missão de intervir para melhorar, isto é, de otimizar e facilitar o processo de ensino aprendizagem, incidindo sobre os aspetos cognitivos, emocionais, comportamentais e sociais com o objetivo geral de promover a saúde mental e prevenir e intervir nas dificuldades vividas no processo de escolarização.

As bibliotecas escolares são um espaço educativo integrador de múltiplas literacias e desempenham um papel cada vez mais decisivo de capacitação das crianças e dos jovens que as utilizam, formal ou informalmente.

Escola Básica Castro Matoso Escola Básica de Nariz Jardim de infância da Costa do Valado Escola Básica da Costa do Valado Jardim de infância de Quintãs Escola Básica da Póvoa do Valado Jardim de infância de Oliveirinha Jardim de infância da Póvoa do Valado Escola Básica de Mamodeiro.

O Projeto Educativo é o documento que consagra a orientação educativa do agrupamento de escolas ou da escola não agrupada, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de três anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais o agrupamento de escolas ou escola não agrupada se propõe cumprir a sua função educativa. 

Este regulamento interno apresenta as regras de funcionamento do Agrupamento de Escolas de Oliveirinha, de acordo com os princípios estabelecidos pelo regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básicos. Nele são definidos os órgãos de administração e gestão, as estruturas de orientação e coordenação educativa, os serviços, bem como os direitos e os deveres dos membros da comunidade educativa deste agrupamento.