Topic outline
- General
- Plano Anual de Atividades
Plano Anual de Atividades
Plano Anual de Atividades
2021 2022
ÍNDICE
1. Princípios orientadores: PASEO, PEE. PLANO 21|23
2. Protocolos | Parcerias
3. Projetos, Clubes Oficinas
4. Pré-Escolar – Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF)
5. 1º ciclo – Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC)
6. Avaliação do PAA
7. Organização do Plano Anual de Atividades
8. Descrição das atividades a realizar
0. Preâmbulo
O Plano Anual de Atividades (PAA) é um dos documentos estruturantes do Agrupamento de escolas de Oliveirinha e constitui um instrumento de exercício da autonomia, assumindo-se, conforme o previsto na alínea c) do número um do artigo 9º do decreto-lei nº75/2008, de 22 de abril, alterado pelo Decreto-lei nº137/2012, de 2 de julho, como um documento de ”planeamento, que define, em função do Projeto Educativo, os objetivos, as formas de organização e de programação das atividades e que procede à identificação dos recursos necessários à sua execução.”
A lógica que subjaz à organização do presente documento é, não uma lógica departamental, mas uma articulação entre as diferentes propostas, no sentido de intervirem eficazmente na resolução dos problemas detetados neste Agrupamento. Assim, são elencadas, por ordem cronológica, e situadas em cada âmbito de intervenção, as propostas realizadas por todos os atores da comunidade educativa, uma vez que todos trabalham para um fim comum. Contudo, e para facilitar a leitura do documento, é assinalado no campo “Responsáveis” o departamento ou entidade responsável pela proposta e execução da atividade. Serão as seguintes as siglas utilizadas:
DPE – Departamento do Pré-Escolar
D1C – Departamento do 1º Ciclo
DEXP – Departamento de Expressões
DCSH – Departamento de Ciências Sociais e Humanas
DMCE – Departamento de Matemática e Ciências Experimentais
DL – Departamento de Línguas
PVS – Projeto Viver Saúde
BE – Biblioteca Escolar
SPO – Serviços de Psicologia e Orientação
AP – Associação de Pais
AE – Associação de Estudantes
D – Direção
EMAEI – Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
AO – Assistentes Operacionais
1. PRINCÍPIOS ORIENTADORES: PASEO, PEE, PLANO 21|23Este PAA pretende ser um espaço de pluralidades, de saberes, de construções e de interajudas, que se constituem como uma referência unificadora de todas as áreas e níveis de ensino do Agrupamento. Partindo do princípio de que o desenvolvimento global da personalidade do aluno, bem como a sua preparação para a vida pós-letiva não se esgota na aquisição de conhecimentos veiculados pelas diferentes áreas curriculares, tenta-se abranger uma maior diversidade de contextos de aprendizagem, com o objetivo de formar cidadãos capazes de emitir juízos críticos e conscientes do seu papel interventivo na sociedade.
Tendo em conta a situação de pandemia vivida e as consequências desta no processo de aprendizagem e no desenvolvimento psicopedagógico e motor dos nossos alunos, principalmente aqueles com maiores debilidades em termos sociofamiliares, este PAA tem como objetivo fundamental garantir que nenhum aluno “ficará para trás”.
1.1 O PASEO
A primeira pedra basilar de construção deste PAA é o Despacho 6478/2017 DR 143/2017, Série II, 26/07/2017 - “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória” (PASEO), cujo esquema conceptual é o seguinte:
As áreas de competências do PASEO agregam combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes que permitem uma efetiva ação humana em contextos diversificados.
“As atitudes, os comportamentos em geral, as capacidades e os conhecimentos escolares devem ser considerados aprendizagens inseparáveis e, como tal, avaliados de forma tão integrada quanto possível."
(Domingos Fernandes)
1.2 OS ÂMBITOS DE INTERVENÇÃO DO PEE
A segunda pedra basilar deste documento são as grandes áreas de intervenção do PEE, no âmbito das quais serão operacionalizadas todas as atividades. São as seguintes:
+Inclusão (+I) - Necessidade de a escola reconhecer a mais-valia da diversidade dos alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino às características individuais de cada aluno, mobilizando os meios de que dispõe para que todos e cada um aprendam e participem na vida da comunidade educativa. Área que representa o alicerce sobre o qual todas as outras áreas se desenvolvem.
+Participação (+P) - Participação ativa, envolvimento efetivo e mobilização da comunidade educativa na resolução dos seus problemas e concretização de atividades. Entende-se este trabalho conjunto como um mecanismo para a emergência do sentimento de pertença e para o desenvolvimento de um maior nível de coesão no agrupamento.
+Cooperação (+C) - Trabalho colaborativo e interdisciplinar no planeamento e realização conjunta de atividades, através da partilha e reflexão sobre as práticas, em interligação entre os diferentes níveis, anos ou áreas disciplinares. Implica o desenvolvimento profissional dos professores em domínios como flexibilidade curricular, trabalho interdisciplinar e de projeto, diversificação de procedimentos e instrumentos de avaliação, numa perspetiva de avaliação formativa.
+Aprendizagens (+A) – “O que distingue o desenvolvimento do atraso é a aprendizagem. O aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e a viver com os outros e o aprender a ser constituem elementos que devem ser vistos nas suas diversas implicações e relações.
A escola, como veículo privilegiado para a aquisição das múltiplas literacias que os alunos precisam de mobilizar, tem que se ir reconfigurando para responder às exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudança aceleradas.” (PASEO)
+ Digital (+D) – através da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação em todas as áreas de intervenção do PEE, pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, adequando a escola (professores e alunos) aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade.
1.3 O PLANO 21|23, Plano integrado para a recuperação das aprendizagens
Finalmente, a terceira pedra basilar deste plano é o Plano 21I23 ESCOLA+
As atividades desenhadas no PAA do Agrupamento de escolas de Oliveirinha enquadram-se neste Plano 21|23, na medida em que têm como enfoque a intervenção junto dos alunos ao nível da recuperação das aprendizagens, da socialização e do seu bem-estar físico e mental.
2. PROTOCOLOS / PARCERIASNo ano letivo 21|22 estão estabelecidos protocolos e parcerias entre o Agrupamento de Escolas de Oliveirinha e as seguintes entidades:
-
- Universidade de Aveiro;
- Câmara Municipal de Aveiro;
- Centro de Saúde de Aveiro;
- Biblioteca Municipal de Aveiro;
- CPCJ;
- Escola Segura;
- CRI – CERCIAV;
- Junta de Freguesia de Oliveirinha;
- Fábrica da Ciência.
3. PROJETOS, CLUBES E OFICINASNo ano letivo 21|22 serão desenvolvidos os seguintes projetos, clubes e oficinas:
-
- Clube de Desporto Escolar (Xadrez; Futsal; Atletismo; Ténis de Mesa);
- Clube Europeu;
- Facebook do Agrupamento;
- Clube da Ciência Viva.
Projetos:
-
- “Atos de fala, atos de escrita, atos de leitura”, Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar;
- Projetos da Rede de Bibliotecas Escolares: “Newton Gostava de Ler”, “Aprender com a Biblioteca
- Escolar” e “ Miúdos a Votos “(PNL);
- Projeto Viver Saúde;
- Projeto UBBU – plataforma de ensino de programação – alunos 1C;
- Projeto Erasmus Educação e Formação;
- Projetos eTwinning;
- Concurso” Uma ideia, um Projeto, uma Ação – CMA;
- Projeto “Quem está… do outro lado do monitor?” – DPE- encontros virtuais para partilha de projetos/atividades entre os jardins de infância do agrupamento e escolas do 1.º CEB;
- Projeto “Crescer em comunidade”- DPE – aproveitar os recursos existentes na comunidade (SPO, terapeutas da fala, docentes, Centro de Saúde, GNR, empresas…etc), para realizar momentos de partilha, (in)formação, sensibilizações, palestras… com crianças, pais, pessoal docente e não docente;
- Projeto “Partilhar saberes” – DPE – a família vem ao jardim de infância (familiares de crianças para dinamizarem atividades relacionadas com os seus saberes pessoais e/ou profissionais;
- Projeto “Eu sou melhor com os outros” – DPE – a solidariedade, inclusão e responsabilidade ambiental estão presentes no nosso quotidiano (recolha de bens diversos para troca entre os elementos da comunidade);
- Projeto “Outros olhares” - DPE – quando saímos do jardim de infância vemos o mundo com outros olhos e aprendemos (saídas e visitas à comunidade);
- Projeto “Dentro e Fora” – DPE – potenciar o espaço exterior dos jardins de infância, como espaço educativo, incluindo as famílias como promotoras da requalificação do mesmo;
- Projeto GRC (Gabinete de Resolução de Conflitos) – objetivo: diminuição da indisciplina em sala de aula
NOTA: Todos estes projetos têm uma dimensão transversal nas áreas de intervenção do PE.
4. PRÉ-ESCOLAR – ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMÍLIA (AAAF)A regulamentação das atividades de prolongamento de horário para o Pré-escolar prevê o seguinte (Despacho n.º 9265-B/2013, de 15 de julho):
Organização e funcionamento:
1 - As AAAF são planificadas pelos órgãos competentes dos agrupamentos de escolas e das escolas não agrupadas, tendo em conta as necessidades dos alunos e das famílias, articulando com os municípios da respetiva área a sua realização. No corrente ano estão a ser desenvolvidas pela Associação Tempos Brilhantes, em articulação com a CMA.
2 - É da responsabilidade dos educadores titulares de grupo assegurar a supervisão pedagógica e o acompanhamento da execução das AAAF, tendo em vista garantir a qualidade das atividades desenvolvidas.
3 - A supervisão pedagógica e o acompanhamento da execução das AAAF são realizados no âmbito da componente não letiva de estabelecimento e compreendem:
a) Programação das atividades;
b) Acompanhamento das atividades através de reuniões com os respetivos dinamizadores;
c) Avaliação da sua realização;
d) Reuniões com os encarregados de educação.
À semelhança dos anos anteriores é dada uma especial relevância ao brincar e aos espaços ao ar livre como forma privilegiada de ocupar as crianças na sua atividade não letiva. Esta perspetiva fundamenta-se na investigação atual sobre a importância do brincar no desenvolvimento e nas aprendizagens das crianças.
“Ao brincar, as crianças usam estratégias cognitivas como perceber, responder, concentrar, ensaiar, relembrar e repetir, de forma espontânea e deliberada. Os desenvolvimentos nas neurociências revelam como bebés e crianças são aprendizes inteligentes; têm impulsos exploratórios intrínsecos, que os ajudam a descobrir e, simultaneamente, a procurar explicações para o que acontece à sua volta. Aprender, tal como brincar, envolve a pessoa como um todo; a pessoa torna-se capaz de executar novas tarefas e funções e domina a atribuição de novos significados e novas compreensões. Funções mentais superiores como a atenção, a memória e a imaginação, são facilmente observáveis no brincar da criança.”
5. 1º CICLO – ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC)O mesmo Despacho n.º 9265-B/2013, de 15 de julho regulamenta as AEC do 1ºciclo. É de salientar, contudo, a circular de 28 de junho de 2017, do Diretor Geral de Educação, que veio trazer alguns esclarecimentos necessários ao tipo de ocupação a desenvolver nestes tempos, reiterando algo que era já também uma prioridade deste Agrupamento no que concerne ao respeito a ter pelas atividades de carácter mais lúdico a oferecer neste tempo pós-letivo:
“Brincar permite que as crianças explorem o mundo que as rodeia, criando universos que conseguem dominar, desenvolvendo a criatividade, a autoconfiança e a resiliência necessárias para lidar com as incertezas e mudanças aceleradas que o futuro lhes reserva.
Brincar é um tema tão importante para o desenvolvimento equilibrado de crianças e jovens que as Nações Unidas o fixaram como um Direito Universal na Convenção dos Direitos da Criança.
Se, noutros contextos, este direito é ameaçado por ambientes sociais muito difíceis ou por situações de catástrofe, também é verdade que, entre nós, as transformações sociais têm conduzido a uma progressiva redução do tempo disponível para as crianças brincarem de forma livre e espontânea. Este movimento é descrito por alguns autores como uma “colonização do tempo” de brincar e já é associado ao crescimento de problemas de saúde pública, tais como a obesidade, as perturbações da ansiedade e a depressão na infância e na adolescência.
Importa assim que, entre outros aspetos, se salvaguarde na planificação das AEC:
-
- o tempo de recreio necessário para a brincadeira livre das crianças;
- o carácter lúdico das atividades, que devem orientar-se para o desenvolvimento da criatividade e das expressões;
- a utilização de espaços, materiais, contextos e outros recursos educativos diversificados, na comunidade, evitando-se a permanência em sala de aula;
- a eliminação do agendamento de trabalhos de casa;
- o enquadramento e apoios necessários para que todos os alunos possam participar nas atividades, independentemente das suas capacidades ou condições de saúde.
Assim e com base nestes pressupostos, no ano 21|22 será a seguinte a oferta das atividades:
-
- Nutriser – (Atividade física e desportiva) – 2x por semana
- Pequenos Exploradores – (ciências experimentais em contacto com a natureza) – 1x por semana
- EducArte – (expressões (plástica, musical e dramática combinadas) – 2x por semana
- A atividade de Xadrez, enquadrada pelo Desporto Escolar, será extensível aos alunos do 1º ciclo que pretenderem frequentá-la.
6. AVALIAÇÃO DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES
Este documento resulta da dinâmica dos órgãos do Agrupamento, dos diferentes Departamentos Curriculares, de cada uma das escolas e de todos os parceiros envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, tendo como preocupação central o sucesso escolar, de forma a responder aos novos desafios às novas exigências da escola, numa cultura multi e interdisciplinar. Com a execução deste plano, pretende-se que toda a Comunidade Educativa possa evoluir nas diferentes vertentes educativas, tendo em vista uma educação de qualidade e inclusiva.
Sendo um documento aberto, o PAA assenta numa dinâmica reconstrutiva e dinâmica, em função dos condicionalismos ou imprevistos de vária ordem, das necessidades ou oportunidades que vão surgindo ao longo da sua implementação, mas sempre em conformidade com os princípios orientadores que norteiam o agrupamento.
Todas as ações previstas neste plano serão objeto de avaliação.
A avaliação de cada atividade será apresentada em modelo próprio (aprovado pelo Conselho Pedagógico) até 10 dias após a realização ou não realização da mesma. No caso das atividades que se desenvolvem ao longo do ano, a respetiva avaliação deve ser apresentada no final de cada ano letivo. Será da responsabilidade de cada coordenador de departamento e/ou promotor das atividades garantir que é realizada a avaliação de todas as atividades do Plano.
Tendo em conta a especificidade de cada atividade, estas serão a avaliar por: educadora de infância, ouvidas as crianças; delegado e subdelegado de cada turma (1º, 2º, 3º ciclos), ouvidos os colegas da turma. (Formulários em anexo)
Esta avaliação será realizada preferencialmente no final de cada mês, acompanhada pelo professor TT/Diretor de Turma. Com estas avaliações pretende-se obter informação relevante, possibilitadora de reajustamentos em tempo oportuno, de modo a tornar o Plano mais eficiente e eficaz, bem como permitir a otimização das planificações de ações futuras, num processo de desenvolvimento contínuo e sustentável da atividade escolar.
No final do ano será realizada a síntese destas avaliações, a integrar no relatório de avaliação do PAA.
Atividades de grande dimensão (Todas estas atividades estão condicionadas às questões de segurança relacionadas com a situação de pandemia da altura a realizar)
-
- 3; 6 e 7 de setembro - Ação de formação de curta duração para todos os professores do agrupamento “Dinâmicas de inclusão – do planeamento à avaliação”
- 24 setembro - Dia Europeu do Desporto
- Outubro /novembro 2021- Foto alunos e professores do agrupamento
- 29 de outubro - Halloween
- 26 de janeiro - Teatro na escola
- 8 de abril - Cicloturismo
- 13 de Maio – Caminhada por uma causa [Associação de Pais]
- 1 de Junho – Pais e Filhos no recreio – comemoração do Dia Mundial da Criança na escola-sede [Associação de Pais]
- 3 de Junho – Encontro de antigos alunos [Associação de Pais]
- 7 de junho - Expo Oliveirinha
7. ORGANIZAÇÃO DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES
O Plano Anual de Atividades organiza-se de acordo com a seguinte estrutura:
Data
A.I./Nº
Atividade
Organização/Dinamização
Responsável
Público-Alvo
A.I. – Área de Intervenção
Para todas as atividades que impliquem movimentação de verbas será preenchida a grelha abaixo, da qual constará a previsão orçamental para a atividade. Esta deverá ter a aprovação do Conselho Administrativo do Agrupamento.
Plano Anual de Atividades – Previsão Orçamental
Escola
Ano
Turma
Professor responsável
Atividade
(breve descrição)Área de intervenção do PE
Objetivos específicos
+Inclusão
+ Participação
+ Cooperação
+ Aprendizagens
+ Digital
Data
Local
Horário
(início/final)Nº de alunos
Nº acompanhantes
Recursos humanos:
Recursos materiais:
PREVISÃO ORÇAMENTAL DETALHADA
DESPESA
Descritivo
Valor
TOTAL
RECEITA
Descritivo
Valor
TOTAL
Escala de classificação:
0 - Não se adequa / Sem opinião
1 - Insatisfaz
2 - Satisfaz
3 - Bom
4 - Muito Bom
5 - Excelente
Quadro 1Aspeto a avaliar
Classificação
1
Relevância da atividade para o(s) âmbito(s) de intervenção do Projeto Educativo
2
Grau de participação do público-alvo
3
Grau de satisfação do público-alvo
4
Organização da atividade (espaço, tempo, ritmo, acompanhamento)
5
Comentário / Reflexão / Sugestões
Quadro 2Aspeto a avaliar
Classificação
1
Importância da atividade para o nosso crescimento pessoal
2
Participação nas tarefas propostas
3
Grau de satisfação
4
Organização da atividade (espaço, tempo, ritmo, acompanhamento)
5
Comentário / Reflexão / Sugestões
Com estas avaliações pretende-se obter informação relevante, possibilitadora de reajustamentos em tempo oportuno, de modo a tornar o Plano mais eficiente e eficaz, bem como permitir a otimização das planificações de ações futuras, num processo de desenvolvimento contínuo e sustentável da atividade escolar.
11. ATIVIDADES
Data
Área
Atividade
Organização
DinamizaçãoResponsável
Público-Alvo
Ao longo do ano
+I
“O sorriso da Mafalda” – Recolha de tampinhas
Prof. EMRC
Coord. DCSH
Comunidade educativa
Ao longo do ano
+C
Dinamização aulas CD temáticas
SPO/DTs/PT
Psicóloga
Turmas 1º,2º,3º ciclos
Ao longo do ano
+I
Programa de competências socio emocionais
SPO
Psicóloga
Turma 5.ºA e 2º BM
Ao longo do ano
+A
Disconnect-promoção do uso saudável e seguro dos ecrãs
Escola Segura/ CMA/Equipa Educativa
Coord. D1C
Alunos EB– PV
Ao longo do ano
+A
Ler de Carr(ei)rinha
Biblioteca Municipal/ PAEMA
Coord. D1C
Alunos: EB Nariz/ Mam. / CV
Ao longo do ano
+D
Tech Labs – laboratório de ensino experimental das novas tecnologias
Fábrica da Ciência/ CMA (PAEMA)
Coord. D1C
EB Oliv. Turmas E/ F
Ao longo do ano
+D
Projeto UBBU – plataforma de ensino de programação (1hora por semana)
UBBU e CMA (PAEMA)
Coord. D1C
Alunos 1ºciclo AEO
Ao longo do ano
+D
Oficina semanal no âmbito das aprendizagens essenciais nas TIC
Prof. Ana Oliveira e prof. Titular de turma
Coord. D1C
Alunos EB Oliv. TB
Ao longo do ano
+D
Intercâmbio de Saberes: Sessões de Autoformação cooperada
Profs. titulares de turma
Coord. D1C
Alunos 1C AEO
Ao longo do ano
+P
Missão Continente- Geração Saudável – atividades lúdicas – pedagógicas para promoção de estilo de vida saudável
Profs. titulares turma/ Continente
Coord. D1C
Alunos EB Oliv. / Nariz
Ao longo do ano
+C
Decoração dos espaços escolares (temáticas variadas)
Profs. EVT 2º ciclo
Coord. DEXP
Comunidade escolar
Ao longo do ano
+A
Produção de vários tipos de Guiões: pesquisa de informação, trabalhos, composições…
Prof. Bibliotecária/ equipa BE
Equipa BE
Professores/ alunos
Ao longo do ano
+P
Assembleias de delegados e subdelegados
Direção
Direção
Delegados e subdelegados
Ao longo do ano
+P
Exposição/mostra de trabalhos decorativos e interventivos de alunos.do 3ºciclo
Prof. Paulo Solá
Coord. DEXP
Comunidade escolar
Ao longo do ano
+A
Atividades/ formação sobre consumos ilícitos e boas práticas de cidadania (1 x por semana)
Prof. Filomena Quina/ DT Psicóloga do Projeto Alternativas
Projeto Viver Saúde
Alunos do 9ºano
Ao longo do ano (datas a definir)
+A
Sessão sobre drogas e tabagismo
Prof. Filomena Quina/ Escola Segura
Projeto Viver Saúde
Alunos 2º e 3ºciclo
Ao longo do ano (datas a definir)
+A
Sessão sobre segurança rodoviária
Prof. Filomena Quina/ Escola Segura
Projeto Viver Saúde
Alunos 1ºc, 5º e 9º ano
Ao longo do ano (datas a definir)
+A
Sessão sobre violência no namoro
Prof. Filomena Quina/ Escola Segura
Projeto Viver Saúde
Alunos 3ºciclo
Ao longo do ano (datas a definir)
+A
Sessão sobre violência escolar e bullying
Prof. Filomena Quina/Escola Segura
Projeto Viver Saúde
Alunos 2º e 3ºciclo
Ao longo do ano (datas a definir)
+I
Oficina Escrita Criativa /Hora do Conto
Professores BE
Coord. BE
Alunos 1º, 2º e 3ºciclos
Ao longo do ano (datas a agendar)
+P
Participação no projeto Aveiro Capital Europeia da Cultura 2021- sessões de auscultação
DTs. 9ºano/ CMA (PAEMA)
Direção
Alunos 9ºano
Ao longo do ano (datas a definir)
Concurso Intermunicipal de Leitura
Professores/ equipa BE/ CMA
Equipa BE
Alunos 1º, 2º, 3ºciclos
Ao longo do ano (uma semana em data a definir)
+P
Semana “Ciência Viva”- Atividades na Fábrica da Ciência Viva
Fábrica Ciência Viva/ PAEMA
Coord. D1C
Alunos AEO 4ºano
1º semestre
+A
Astronomia na Escola- Workshop com observação telescópica
Profs. José Matos/ Marília Marques
Coord. DMCE
Turmas 7º Ano
9 a 14 setembro
+C
Instalação de boas vindas aos pais e alunos (pintura/decoração do átrio de entrada)
Profs. Paulo Solá/ Rosabela Borges
Coord. DEXP
Comunidade escolar
15 setembro
+I
Elaboração de documento orientador para um regresso positivo à escola
SPO
Psicóloga
Alunos e EE
4 a 8 de out.
+A
Semana do Animal (Exposição livros/fotos, Leitura dum Conto)
Equipa da BE
Equipa da BE
Comunidade educativa
14 e 15 outubro
+A
Alimentação saudável-workshop
EFTA/Profs Alda Campos/Isabel Roxo
Coord. DMCE
Alunos 9ºano/8ºC
15 outubro
+A
Comemoração do dia da Alimentação – confeção de espetadas saudáveis
Equipas educativas/ profs. Titulares
Coord. D1C
EB Oliveirinha/Mamodeiro
15 outubro
+P
Comemoração do dia da alimentação – lanche saudável
Equipa educativa dos JIs
Coord. DPE
Crianças JIs
21 outubro
+A
Visita à Expo Exército no Cais da Fonte Nova
Equipa educativa/ profs. Titulares/ CMA
Coord. D1C
EB Nariz
25 a 29 outubro
+P
Exposição de abóboras
Equipa educativa dos JIs
Coord. DPE
Crianças e famílias JIs
29 outubro
+P
Celebração Dia das Bruxas/ Halloween – atividades lúdicas
Equipas Educativas/ profs. Titulares
Coord. D1C
EB Mamodeiro/ EB Nariz
Outubro
+A
Concurso Canguru Matemático sem fronteiras – resolução de problemas
Profs. Mat e CN
Coord. DMCE
Alunos 2º e 3º ciclos
Outubro/ novembro
+D
Mês internacional da Cibersegurança – atividades de implementação de boas práticas para a utilização do Ciberespaço
Profs TIC
Coord. DMCE Prof. Ana Marques
Alunos 2º e 3º Ciclos
Outubro a dezembro
+P
Fotografias dos alunos do Agrupamento, produção de fotos e “books”.
Profs. Paulo Rodrigues/ Paulo Solá
Coord. DEXP
Alunos do AEO
Outubro a junho
+A
Heróis da fruta – Vamos todos comer fruta ao lanche (sensibilização de crianças e famílias)
Ed. Alcina Cerqueira
Coord. DPE
Crianças e famílias JI Quintãs
8 a 18 novembro
+P
Judo na Escola – prática da modalidade
Profs. Titulares/ CMA (PAEMA)
Coord. D1C
Alunos AEO 3º e 4º anos
11 novembro
+A
Comemoração do S. Martinho – castanhas assadas
Equipa educativa/ famílias
Coord. DPE
Crianças JIs
11 novembro
+P
Comemoração S. Martinho – castanhas assadas e convívio
Equipa educativa/ profs. Titulares
Coord. D1C
EB Oliv. EB nariz
19 novembro
+P
Dia Nacional do Pijama – atividades educativas de sensibilização para a solidariedade com crianças
Equipa educativa/ profs. Titulares
Coord. D1C
EB Mamodeiro
19 novembro
+A
Visita ao Museu Marítimo Ílhavo/ Navio Sto. André
Equipa educativa/ profs. Titulares
Coord. D1C
EB Mamodeiro
22 novembro
+A
Teatro Aveirense Dança “Sublinhar”
PAEMA
Coord. D1C
EB Oliv. Turmas C, D, E, F
23 novembro
+A
Espetáculo – Orquestra dos Brinquedos de Lisboa - Europarque
Profs. Alice Marques/ Sara Sequeira
Coord. D1C
Alunos 1º ciclo do AEO
8 a 19 novembro
+A
Desafio internacional de pensamento computacional – resolução de problemas na net
Profs. TIC Universidade do Porto
Coord. DMCE Prof. Ana Oliveira
Alunos do 4ºano, 2º e 3º ciclos
Novembro
+A
Encontro com escritor Carlos Granja
Equipa da BE/escritor /professores
Coord. BE
Alunos 1º, 2º ciclos, 7º ano
Novembro/ dezembro
+I
Cabazes de Natal
Profs. EB Costa do Valado/ Educadora JI CV
Coord. D1C
Comunidade educativa da CV
novembro/ dezembro
+I
Angariação de fundos - 10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz
Prof. EMRC
Coord. DCSH
Alunos inscritos em EMRC
Novembro (até junho)
+P
Conversas com pais
SPO/ entidades parceiras
Psicóloga
Alunos e EE 5ºA
Novembro (até junho)
+D
Tech Labs – aprendizagens STEAM implementação das metodologias Maker (sala 25)
Profs. Ana Marques/ Ana Oliveira/Isabel Marques/PAEMA
Coord. DMCE Prof. Ana Oliveira
Alunos do 7ºb e C
Novembro (até junho)
+A
Oficina de competências de estudo: “aprender a estudar
SPO
Psicóloga
Alunos dos 5ºe 7ºanos sinalizados pelo CT
Novembro (até junho)
+P
Programa: “Eu e os outros
Projeto Alternativas-Centro Social e Paroquial Vera Cruz + SPO+ DT´s 9. anos
Psicóloga
Alunos 9º ano
9 dezembro
+C
Teatro Atividade “Princesa Elsa”
Representantes de pais/ equipa educativa
Coord. D1C
EB Costa Valado
9 dezembro
+C
Interdisciplinaridade: música na história; Apresentação de música barroca à comunidade escolar
Prof. EDM/ prof. HGP/alunos 6ºano
Coord. DCSH
Alunos 2º e 3º ciclo
9 dezembro
Encontro com o Escritor Amílcar Covelo
Profs. BE/ escritor
Coord. BE
Alunos do 7ºano
10 dezembro
+A
Exposição de trabalhos sobre os Direitos Humanos
Profs. DCSH e alunos
Coord. DCSH
Alunos 2º e 3º ciclos
10 a 16 dezembro
+C
Ilustração/divulgação da atividade Recital de Poesia “José Saramago”.
Prof. Paulo Solá/ alunos 3ºciclo
Coord. DEXP
Comunidade educativa
13 a 15 dezembro
+C
Feira do Livro
Equipa BE / Livraria ABC
Coord. BE
Comunidade escolar
13 a 17 dezembro
+A
Sê tu: sessões de informação/sensibilização + oficinas de saberes e ofícios
CLDS 4G Aveiro/ SPO e DTs 9º ano
Elemento CLDS+ Psicóloga
Alunos 9.ºano em situação de insucesso escolar
13 a 17 dezembro
Árvore de Natal da Química (decoração do átrio da escola)
Prof Marília Marques
Coord. DMCE
Alunos 8ºC
17 dezembro
+P
Sarau de Poesia
Profs. Português
Coord. DL
Alunos 1º,2º e 3ºciclos e EE
17 dezembro
+P
Cantar o Natal na escola – atividade dinamizada no telheiro
Prof. EDM e turmas do 5º e 6ºano
Coord. DEXP
Alunos EB Castro Matoso
21 dezembro
+P
Festa de Natal – a JF vai à escola (atividades com os alunos)
União das Freguesias de Nª Sra. Fátima, Requeixo e Nariz
Coord. D1C
EB Póvoa Valado/ Mamodeiro/ Nariz
Dezembro a junho
+P
Concurso: “Uma ideia, um projeto, uma ação”
Direção/ CMA
Direção
Profs. e alunos do projeto
Dezembro (data a definir)
+D
Hora do código – competição nacional de programação
Profs. TIC
Coord. DMCE Prof. Ana Marques
Alunos 2º e 3ºciclos
2º semestre (ao longo de)
+C
“Mural de Poesia” (figura de José Saramago).
Prof. Paulo Solá/ alunos EDV 3º ciclo
Coord. DEXP
Comunidade escolar
2º Semestre (data a definir)
+A
Microorganismos causadores de doenças – atividade do Núcleo de investigadores
PEMI/Prof Isabel Roxo
Coord DMCE
Alunos 6º ano
2º Semestre (data a definir)
+A
Acercadeti – ação de formação sobre as alterações do corpo na adolescência
Profs. CN 6ºano/ Ausónia/ Evax/ Tampax
Projeto Viver Saúde
Alunos 6ºano
2º Semestre (data a definir)
+P
Assembleia Municipal Jovem
Prof. História CMA (PAEMA)
CDCSH
Alunos do 9ºano
2º Semestre (data a definir)
+A
Obesidade e Tabagismo
PEMI/Prof Isabel Roxo
Coord DMCE
Alunos 7º ano
2º Semestre (data a definir)
+A
Sessão de esclarecimento do Núcleo de investigadores: Gaming, redes Sociais
PEMI/Prof Isabel Roxo
Coord DMCE
Alunos 8º ano
2º semestre (data a definir)
+P
Assembleia Municipal Jovem
Prof. HIST/ CMA (PAEMA)
Coord. DHCS
Alunos 9ºano
2º Semestre (data a definir)
+A
Sessão de esclarecimento do Núcleo de investigadores: Nós e o sexo. A prevenção na base de uma sexualidade saudável
PEMI/Prof Isabel Roxo
Coord DMCE
Alunos 9º ano
2º Semestre (data a definir)
+A
Ação de formação sobre Suporte básico de vida
Marisa Artur (Escola Nacional de Bombeiros)
Coord DMCE Prof. Ana Almeida
Alunos 9º ano
6 janeiro
+P
Corta Mato escolar em Aveiro
Profs. EDF/ CMA
Coord. DE
Alunos AEO
6 janeiro
+A
Dia dos Reis – vamos cantar as Janeiras à comunidade
Equipa educativa dos JIs
Coord. DPE
Comunidade educativa
22 janeiro
+P
Comemoração do Dia do Obrigado
Equipa educativa/ profs. titulares
Coord. 1C
EB Nariz
26 janeiro
+A
Visita ao Museu Ílhavo/ Navio Sto. André e Vista Alegre
Equipa educativa/ profs. titulares/PAEMA
Coord. 1C
EB Costa Valado
Janeiro (data a definir)
+P
Cantar as Janeiras 5.º Ano
Prof. EDM
Coord. EXP
Alunos EB Castro Matoso
Janeiro a abril
+C
Miúdos a votos: Quais os livros mais fixes – votação (iniciativa do PNL e revista Visão Júnior)
Profs. / Equipa BE
Coord. BE
Alunos 2º e 3ºciclos
Janeiro a maio
+A
Projeto “Newton gostava de ler”
Professores / Equipa BE
Coord. BE
Alunos 1º, 2º, 3ºciclos
Janeiro (até junho)
Painel de profissões- mesa redonda com testemunho de ex-alunos
SPO +DTs 9ºano
Psicóloga
Alunos 9.ºano
8 fevereiro
+A
Teatro em Aveiro: “Auto da Barca do Inferno” – Gil Vicente e “Leandro Rei da Helíria”
Profs Português 9ºano e 7ºano
Coord. DL
Alunos 7º e 9º ano
18 fevereiro
+P
Mega Sprint – campeonatos regionais
Profs EDF/ CMA
Coord. DE
Comunidade escolar
25 fevereiro
+C
Carnaval – desfile de Carnaval nas ruas
Equipa educativa dos JIs e famílias
Coord. DPE
Comunidade educativa
Fevereiro
+D
Dia da Internet mais Segura – atividades da plataforma SeguraNet
Profs. TIC
Coord DMCE Prof. Ana Marques
Alunos 2º e 3ºciclos
9, 11 e 14 março (dia 9 – turmas C, D, E
dia 11 – turmas AC, BC
dia 14 - turmas, B, F)
+A
Visita ao Teatro Aveirense – “Teatro no escuro”
Equipa educativa/ profs. Sara Sequeira e Dulce Rocha/ PAEMA
Coord. 1C
Alunos EB Oliveirinha/ EB CV
18 março
+A
Visita à Viarco e Museu Chapelaria
Equipa educativa/ profs. titulares
Coord. 1C
Alunos EB CV
21 março
+C
Comemoração Chegada da Primavera
Equipa educativa/ profs. titulares/ representantes pais
Coord. 1C
Alunos EB Nariz
22 março
+A
Visita ao Museu Marítimo de Ílhavo
Equipa educativa/ profs. titulares
Coord. 1C
Alunos EB Nariz
22 março
+A
Dia Mundial da Poesia
Professores BE
Equipa BE
Alunos do AEO
25 março
+P
Carnaval na escola
Equipa educativa/ profs. titulares
Coord. 1C
Alunos EB Mamodeiro
Março (data a definir)
+P
Comemoração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta
Equipa educativa/ profs. titulares
Coord. 1C
Alunos EB CV
Março (data a definir)
+C
Sementeiras da primavera
Equipa educativa dos JIs/ famílias
Coord. DPE
Comunidade educativa
22 abril
+A
Visita ao ZOO da Maia
Equipa educativa/ profs. titulares
Coord. 1C
Alunos EB Mamodeiro
25 abril
+C
Exposição de trabalhos sobre o 25 de Abril
Profs. HGP/ alunos do 6ºano
Coord DCSH
Comunidade escolar
Abril (data a definir)
+A
Visita de Estudo ao Oceanário - Lisboa
Profs. Anabela Vasconcelos/ Manuela Mendonça
Coord. DL
Alunos 8º ano
Abril (data a definir)
+A
Museu da Troncalhada
Equipa Educativa/ CMA (PAEMA)
Coord. DPE
Crianças JIs
Abril (data a definir)
+A
Visita à reserva Natural das Dunas de S. Jacinto
Profs CN do 5ºano/ PAEMA
Coord. DMCE
Alunos 5ºano
3 maio
+I
XIX Interescolas Diocesano de EMRC
Prof. EMRC
Coord DCSH
Alunos inscritos em EMRC
Maio (data a definir)
+A
Visita ao Museu Marítimo de Ílhavo e Vista Alegre
Profs. Alice Marques/ Sara Sequeira/ PAEMA
Coord. D1C
Alunos EB Oliveirinha
Maio (data a definir)
+A
Visita ao Zoo St. Inácio e museu do Carro Elétrico
Profs. CN 5ºano
Coord. DMCE
Alunos 5ºano
Maio (data a definir)
+P
Concurso Nacional Ciência da UA
Prof. Andrelina Nogueira/UA
Coord DMCE
Alunos 2º e 3ºCiclos
Maio (data a definir)
+P
Caminhada solidária a favor da proteção do planeta
Equipa educativa/ profs. titulares de turma
Coord. D1C
EB Mamodeiro
Maio (data a definir)
+A
Feira Vocacional
SPO/ DTs 9ºano/CMA (PAEMA)
Psicóloga
Alunos 9ºano
Maio (data a definir)
+A
Visita de estudo ao Museu dos Descobrimentos
Profs. Fátima Santiago/ Celeste Fernandes/DTs 9º ano
Coord. DL
Alunos 9ºano
Maio (data a definir)
+A
Visita de estudo à Kidzânia
Prof. EMRC
Coord. DCSH
Alunos 6ºano inscritos em EMRC
1 junho
+P
Dia da Criança – atividades lúdicas
União das Freguesias de Nª Sra. Fátima, Requeixo e Nariz/ profs. titulares turma
Coord. 1C
Alunos EBs Mam/Nariz/ PV
1 junho
+C
Comemoração do Dia da Criança – atividades em articulação com as famílias
Equipa educativa dos JIs /famílias
Coord. DPE
Crianças JIs
7 junho
+C
Desfile de moda (roupa sustentável)
Profs. Línguas e de Costura e sustentabilidade
Coord. DL
Alunos 3º ciclo
8 junho
+A
Comemoração do dia dos Oceanos
Equipa educativa/ profs. titulares turma
Coord. 1C
Alunos EB Nariz
22 junho
+A
Visita à Quinta de Sto. Inácio
Equipa educativa/ profs. titulares turma
Coord. 1C
Alunos EB CV, EB Nariz, EB Oliv.
24 junho
+A
Visita de estudo à Kidzânia
Equipa educativa/ profs. titulares turma
Coord. 1C
Alunos EB Mamodeiro
30 junho
+C
Festa de finalistas
Equipa educativa dos JIs
Coord. DPE
Comunidade educativa
Junho (data a definir)
+I
Concurso de Batalha Naval
Prof. Filomena Ferreira
Coord DMCE
Alunos 2º e 3º ciclos
Junho (data a definir)
+P
Tasquinhas
Junta de Freguesia de Oliveirinha
Associação de PIAS/Direção
Comunidade educativa CCCC
O Diretor_______________________________________________
(Carlos Alberto Pinheiro Lopes)
Data: ____/____/________
A Presidente do Conselho Geral________________________________________
(Elisabete Freitas)
Data: ____/____/________
-