Topic outline
- General
- Plano Anual de Atividades
Plano Anual de Atividades
Plano Anual de Atividades
2022 2023
ÍNDICE
A1. Atividades de grande dimensão
A2. Destaques do mês
A3. Nota introdutória
01. Princípios orientadores
02. Âmbitos de intervenção / Metas
03. Formação interna
04. Protocolos / parcerias
05. Projetos, Clubes, Oficinas
06. Pré-escolar - AAAF
07. 1º Ciclo – AEC
08. Organização do PAA
09. Aprovação pelo Conselho Pedagógico
10. Divulgação do PAA
11. Avaliação do PAA
12. Atividades a desenvolver, por âmbitos de intervenção
PREÂMBULO
O Plano Anual de Atividades (PAA) é um dos documentos estruturantes do Agrupamento de escolas de Oliveirinha e constitui um instrumento de exercício da autonomia, assumindo-se, conforme o previsto na alínea c) do número um do artigo 9º do decreto-lei nº75/2008, de 22 de abril, alterado pelo Decreto-lei nº137/2012, de 2 de julho, como um documento de ”planeamento, que define, em função do Projeto Educativo, os objetivos, as formas de organização e de programação das atividades e que procede à identificação dos recursos necessários à sua execução.”
A lógica que subjaz à organização do presente documento é, não uma lógica departamental, mas uma articulação entre as diferentes propostas, no sentido de intervirem eficazmente na resolução dos problemas detetados neste Agrupamento. Assim, são elencadas, por ordem cronológica, e situadas em cada âmbito de intervenção, as propostas realizadas por todos os atores da comunidade educativa, uma vez que todos trabalham para um fim comum. Contudo, e para facilitar a leitura do documento, é assinalado no campo “Responsáveis” o departamento ou entidade responsável pela proposta e execução da atividade. Serão as seguintes as siglas utilizadas:
DPE – Departamento do Pré-Escolar
D1C – Departamento do 1º Ciclo
DEXP – Departamento de Expressões
DCSH – Departamento de Ciências Sociais e Humanas
DMCE – Departamento de Matemática e Ciências Experimentais
DL – Departamento de Línguas
PVS – Projeto Viver Saúde
BE – Biblioteca Escolar
SPO – Serviços de Psicologia e Orientação
AP – Associação de Pais
AE – Associação de Estudantes
D – Direção
EMAEI – Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
AO – Assistentes Operacionais
A1. ATIVIDADES DE GRANDE DIMENSÃO→ Dia Europeu Desporto na escola - 30 de setembro
→ Projeto fotografias dos alunos – Outubro a dezembro
→ Festa de Halloween – (Turmas de 9º ano) – 28 de outubro
→ Recital de Poesia – 24 de novembro
→ Corta-mato escolar – dezembro
→ Jantar de Natal (comunidade educativa) - 21 de dezembro
→ Carnaval na rua Pré e 1º ciclo – 17 de fevereiro
→ Cicloturismo – 4 de abril
→ Grande viagem de final de ano – 31 de maio
→ Dar vida às paredes (mostra de trabalhos de todos os ciclos nas paredes da escola - sede) - 5 a 30 de junho
→ Festa de Finalistas – 15 de junho
NOTA: Envolvimento simultâneo de toda ou da maioria da comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Oliveirinha
A2. DESTAQUES DO MÊS
SETEMBRO
→ 6, 7, 8 – Ação de Curta Duração - O desafio da escola: fazer a sopa de pedra; a cultura profissional de cooperação como objetivo institucional
→ 16 – Início do ano letivo, com reuniões de lançamento de ano com todos os ciclos de ensino
→ 30 - Dia Europeu do Desporto na Escola
OUTUBRO
→ Projeto Fotografias dos alunos – Agrupamento
→ Recolha de alimentos para famílias carenciadas
→ Exposição de abóboras – JI Oliveirinha
→ “Digital EDN.ED” – ACD para encarregados de educação e alunos (sensibilização para utilização dos equipamentos informáticos fornecidos pelo ME)
→ Exposição de abóboras, escola sede
→ Reunião de articulação pré-escolar /1º ciclo
→ 13 – Cerimónia de encerramento do Projeto Erasmus + Be Child for an inclusive School
→ 22 – Halloween
→ 24 – “O escritor vai à escola” - João de Mancelos
→ 28 – Festa de Halloween 9º ano
NOVEMBRO
→ Magustos nas várias escolas e JIs
→ Olimpíadas da Matemática
→ Concurso BEBRAS – Pensamento computacional (alunos 4º ano e 2º e 3º ciclos)
→ Ação de solidariedade - aquisição de postais de Natal para recolha de fundos
→ Projeto Fotografias dos alunos – Agrupamento
→ 11 - Ida ao Teatro – Ópera “O Limpa-Chaminés” – Escolas 1º CEB
→ 14 a 25 - Eleições para Associação de Estudantes
→ 17 - Workshop Riso Terapia
→ 24 – Recital de Poesia
DEZEMBRO
→ Visita ao Museu Marítimo de Ílhavo - turmas do 1º ciclo
→ Corta-Mato escolar
→ 15 - Corta-Mato CLDE distrital
→ 21 - Jantar de Natal do Agrupamento
JANEIRO
→ Ação de sensibilização – Obesidade e Tabagismo (7º ano)
→ Comemoração do Dia Escolar da Não Violência e da Paz – Escola Castro Matoso
FEVEREIRO
→ Megasprinter (Fase Escola) - 1º, 2º, 3º ciclos
→ 14 – Dia dos Afetos (EB Mamodeiro)
→ 17 – Carnaval na rua – Pré-Escolar e 1º ciclo
MARÇO
→ Megasprinter CLDE – Escola Castro Matoso- 1º, 2º, 3º ciclos
→ Visita guiada ao Lugar dos Afetos (EB Póvoa do Valado)
→ Comemoração do Dia Mundial da Floresta – Visita Quinta de S. Francisco (turmas do 1º ciclo)
→ 24 – Visita de estudo a Conímbriga (turmas A, E, F, EB Oliveirinha)
ABRIL
→ 3 – Chá de panela - confraternização avós e netos do pré-escolar (JI Oliveirinha)→ 4 – Cicloturismo
→ 21 – Canteiros com arte - Dia da Terra (EB Mamodeiro)
→ 23 – Caça ao ovo da Páscoa (EB e JI Costa do Valado)
→ Dinamização de simulacro de incêndio (EB Póvoa do Valado)
→ Canguru Matemático sem fronteiras (2º e 3º ciclos)
MAIO
→ Visita ao Porto – 9º ano
→ Feira Vocacional – 9º ano
→ Competições nacionais da Ciência (Universidade de Aveiro) – 2º e 3º ciclos
→ 4 – XIV Interescolas diocesano – EMRC (2º e 3º ciclos)
→ 11 – Kidzânia
→ 19 – MagikLand
→ 26 – XIV Interescolas Nacional para o 1º ciclo – EMRC
→ 31 – Grande Viagem do Agrupamento
JUNHO
→ 5 a 30 - “Dar vida às paredes” – mostra de trabalhos dos alunos de todas as escolas e JIs
→ 1– Comemoração do Dia Mundial da Criança – JIs do Agrupamento e 1º ciclo
→ 15 – Festa de Finalistas (9º ano)
→ 23 – Visita de estudo à Kidzânia – EB Mamodeiro
A3 . NOTA INTRODUTÓRIA
O Plano Anual de Atividades (PAA) é um instrumento de organização que contextualiza as várias atividades a desenvolver durante o ano, operacionalizando os âmbitos de intervenção determinados como prioritários nos documentos estruturantes da escola. Pretende um esbatimento das fronteiras entre as áreas disciplinares e os conteúdos não curriculares, implicando pensar em ações que configurem um sentido global e transversal às intenções de todos os atores, privilegiando o trabalho colaborativo e articulado entre aqueles.
O presente PAA é realizado com base nas propostas de todos os Departamentos, incluindo ainda os contributos da Associação de Pais. Serão ainda aqui incluídas as atividades planeadas pela Associação de Estudantes, após a sua eleição.
O conjunto de propostas que a seguir se apresenta traduzem a forma possível de satisfazer objetivamente um conjunto de necessidades sentidas e identificadas pela comunidade educativa, enquadradas, e em coerência, com as grandes opções educativas dos documentos atrás referidos.
A lógica que subjaz à organização do presente documento é, não uma lógica departamental, mas uma articulação entre as diferentes propostas, no sentido de intervirem eficazmente na resolução dos problemas detetados neste Agrupamento. Assim, são elencadas, dentro de cada âmbito de intervenção, as propostas realizadas por todos os atores da comunidade educativa, uma vez que todos trabalham para um fim comum.01. PRINCÍPIOS ORIENTADORES
Este PAA pretende ser um espaço de pluralidades, de saberes, de construções e de interajudas, que se constituem como uma referência unificadora de todas as áreas e níveis de ensino do Agrupamento. Partindo do princípio de que o desenvolvimento global da personalidade do aluno, bem como a sua preparação para a vida pós letiva não se esgota na aquisição de conhecimentos veiculados pelas diferentes áreas curriculares, tenta-se abranger uma maior diversidade de contextos de aprendizagem, com o objetivo de formar cidadãos capazes de emitir juízos críticos e conscientes do seu papel interventivo na sociedade.
A promoção da autonomia e de valores de cidadania no aluno é a pedra basilar de todo este documento.
O Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória atravessa e suporta todas as atividades a desenvolver neste PAA: