Topic outline
- General
- Plano Anual de Atividades
Plano Anual de Atividades
Plano Anual de Atividades
2019 2020
ÍNDICE
0. Nota introdutória.
1. Princípios orientadores.
2. Âmbitos de intervenção.
3. Objetivos.
4. Protocolos / parcerias.
5. Projetos, clubes, oficinas.
6. Pré-escolar – atividades de animação e de apoio à família (aaaf).
7. 1º ciclo – atividades de enriquecimento curricular (aec).
8. Organização do plano anual de atividades.
9. Divulgação do plano anual de atividades.
10. Avaliação do plano anual de atividades.
11. Atividades (Áreas):
A. Cidadania e inclusão;
B. Participação,envolvimento e pertença;
C. Articulação e cooperação;
D. Aprendizagem e crescimento.
0. NOTA INTRODUTÓRIA
O Plano Anual de Atividades (PAA) é elaborado em função dos objetivos do Projeto Educativo de Escola (PEE), que abaixo se elencam.
O conjunto de propostas que a seguir se apresenta traduzem a forma possível de satisfazer objetivamente um conjunto de necessidades sentidas e identificadas pela comunidade educativa, enquadradas, e em coerência, com as grandes opções educativas referidas no Projeto Educativo de Escola.
A lógica que subjaz à organização do presente documento é, não uma lógica departamental, mas uma articulação entre as diferentes propostas, no sentido de intervirem eficazmente na resolução dos problemas detetados neste Agrupamento. Assim, são elencadas, por ordem cronológica, e situadas em cada âmbito de intervenção, as propostas realizadas por todos os atores da comunidade educativa, uma vez que todos trabalham para um fim comum. Contudo, e para facilitar a leitura do documento, é assinalado no campo “Responsáveis” o departamento ou entidade responsável pela proposta e execução da atividade. Serão as seguintes as siglas utilizadas:
DPE – Departamento do Pré-Escolar
D1C – Departamento do 1º Ciclo
DEXP – Departamento de Expressões
DCSH – Departamento de Ciências Sociais e Humanas
DMCE – Departamento de Matemática e Ciências Experimentais
DL – Departamento de Línguas
PVS – Projeto Viver Saúde
BE – Biblioteca Escolar
SPO – Serviços de Psicologia e Orientação
AP – Associação de Pais
AE – Associação de Estudantes
D – Direção
AO – Assistentes Operacionais
1. PRINCÍPIOS ORIENTADORESEste PAA pretende ser um espaço de pluralidades, de saberes, de construções e de interajudas, que se constituem como uma referência unificadora de todas as áreas e níveis de ensino do Agrupamento. Partindo do princípio de que o desenvolvimento global da personalidade do aluno, bem como a sua preparação para a vida pós-letiva não se esgota na aquisição de conhecimentos veiculados pelas diferentes áreas curriculares, tenta-se abranger uma maior diversidade de contextos de aprendizagem, com o objetivo de formar cidadãos capazes de emitir juízos críticos e conscientes do seu papel interventivo na sociedade.
A promoção da autonomia e de valores de cidadania no aluno é a pedra basilar de todo este documento.
Uma outra pedra basilar de construção deste PAA é o Despacho 6478/2017 DR 143/2017, Série II, 26/07/2017 - “Perfil do Aluno à saída da escolaridade obrigatória”, cujo esquema conceptual é o seguinte:
2. ÂMBITOS DE INTERVENÇÃO:Foram elencadas as seguintes áreas de intervenção prioritária:
A. CIDADANIA E INCLUSÃO -Área que representa o alicerce sobre o qual todas as outras áreas se desenvolvem. Visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos.
B. PARTICIPAÇÃO, ENVOLVIMENTO E PERTENÇA – Sentimento de comunidade, através da participação ativa, do envolvimento efetivo e da mobilização da comunidade educativa na resolução dos seus problemas e concretização de atividades. Entende-se este trabalho conjunto como um mecanismo para a emergência do sentimento de pertença e para o desenvolvimento de um maior nível de coesão.
C. ARTICULAÇÃO E COOPERAÇÃO – Trabalho colaborativo e interdisciplinar no planeamento e realização conjunta de atividades, através da partilha e reflexão sobre as práticas, em interligação entre os diferentes níveis, anos ou áreas disciplinares. Implica o desenvolvimento profissional dos professores em domínios como flexibilidade curricular, trabalho interdisciplinar e de projeto, diversificação de procedimentos e instrumentos de avaliação.
D. APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO – Necessidade da escola reconhecer a mais-valia da diversidade dos alunos, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino às características individuais de cada aluno, mobilizando os meios de que dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa.
3. OBJETIVOS- Combater o insucesso escolar, através da adoção de medidas eficazes de diferenciação pedagógica;
- Consolidar mecanismos de articulação pedagógica e curricular vertical e horizontal;
- Reforçar as relações com a comunidade envolvente, por forma à realização de estágios em contexto de trabalho para os alunos que frequentam ofertas educativas mais profissionalizantes;
- Promover a formação contínua interna (encontros de reflexão e atualização científica e pedagógica), através da metodologia de autoformação cooperada;
- Promover os saberes dos alunos com melhores níveis de desempenho;
- Sinalização e intervenção precoce de situações de alunos com necessidade de medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão;
- Aumentar a taxa global de sucesso escolar;
- Desenvolver competências socioemocionais através de parceria com psicólogo e/ou Centro de Saúde.
4. PROTOCOLOS / PARCERIASNo ano letivo 19.20 estão estabelecidos protocolos e parcerias entre o Agrupamento de Escolas de Oliveirinha e as seguintes entidades:
-
- Universidade de Aveiro;
- Câmara Municipal de Aveiro;
- Centro de Saúde de Aveiro;
- Biblioteca Municipal de Aveiro;
- CPCJ;
- Escola Segura;
- CRI - CERCIAV;
- Empresas de comunidade.
5. PROJETOS, CLUBES E OFICINASNo ano letivo 19.20 serão desenvolvidos os seguintes projetos, clubes e oficinas:
-
- Clube de Desporto Escolar; Xadrez
- Oficina Artes;
- Oficina Eco Artes
- Clube de Teatro;
- Clube de Fotografia;
- Facebook do Agrupamento;
- Projetos da Rede de Bibliotecas Escolares: “Newton Gostava de Ler” e “Aprender com a Biblioteca Escolar”;
- Projeto Viver Saúde / Sexualidade e Afetos;
- Projeto Ilídio Pinho;
- Concurso Uma ideia, um projeto, uma ação - CMA.
6. PRÉ-ESCOLAR – ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E DE APOIO À FAMÍLIA (AAAF)A regulamentação das atividades de prolongamento de horário para o Pré-escolar prevê o seguinte (Despacho n.º 9265-B/2013, de 15 de julho):
Organização e funcionamento:
1 - As AAAF são planificadas pelos órgãos competentes dos agrupamentos de escolas e das escolas não agrupadas, tendo em conta as necessidades dos alunos e das famílias, articulando com os municípios da respetiva área a sua realização. No corrente ano estão a ser desenvolvidas pela Associação Tempos Brilhantes, em articulação com a CMA.
2 - É da responsabilidade dos educadores titulares de grupo assegurar a supervisão pedagógica e o acompanhamento da execução das AAAF, tendo em vista garantir a qualidade das atividades desenvolvidas.
3 - A supervisão pedagógica e o acompanhamento da execução das AAAF são realizados no âmbito da componente não letiva de estabelecimento e compreendem:
a) Programação das atividades;
b) Acompanhamento das atividades através de reuniões com os respetivos dinamizadores;
c) Avaliação da sua realização;
d) Reuniões com os encarregados de educação.
À semelhança dos anos anteriores é dada uma especial relevância ao brincar e aos espaços ao ar livre como forma privilegiada de ocupar as crianças na sua atividade não letiva. Esta perspetiva fundamenta-se na investigação atual sobre a importância do brincar no desenvolvimento e nas aprendizagens das crianças.
“Ao brincar, as crianças usam estratégias cognitivas como perceber, responder, concentrar, ensaiar, relembrar e repetir, de forma espontânea e deliberada.
Os desenvolvimentos nas neurociências revelam como bebés e crianças são aprendizes inteligentes; têm impulsos exploratórios intrínsecos, que os ajudam a descobrir e, simultaneamente, a procurar explicações para o que acontece à sua volta. Aprender, tal como brincar, envolve a pessoa como um todo; a pessoa torna-se capaz de executar novas tarefas e funções e domina a atribuição de novos significados e novas compreensões. Funções mentais superiores como a atenção, a memória e a imaginação, são facilmente observáveis no brincar da criança.”
7. 1º CICLO – ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC)O mesmo Despacho n.º 9265-B/2013, de 15 de julho regulamenta as AEC do 1ºciclo. É de salientar, contudo, a circular de 28 de junho de 2017, do Diretor Geral de Educação, que veio trazer alguns esclarecimentos necessários ao tipo de ocupação a desenvolver nestes tempos, reiterando algo que era já também uma prioridade deste Agrupamento no que concerne ao respeito a ter pelas atividades de carácter mais lúdico a oferecer neste tempo pós-letivo:
“Brincar permite que as crianças explorem o mundo que as rodeia, criando universos que conseguem dominar, desenvolvendo a criatividade, a autoconfiança e a resiliência necessárias para lidar com as incertezas e mudanças aceleradas que o futuro lhes reserva.
Brincar é um tema tão importante para o desenvolvimento equilibrado de crianças e jovens que as Nações Unidas o fixaram como um Direito Universal na Convenção dos Direitos da Criança.
Se, noutros contextos, este direito é ameaçado por ambientes sociais muito difíceis ou por situações de catástrofe, também é verdade que, entre nós, as transformações sociais têm conduzido a uma progressiva redução do tempo disponível para as crianças brincarem de forma livre e espontânea. Este movimento é descrito por alguns autores como uma “colonização do tempo” de brincar e já é associado ao crescimento de problemas de saúde pública, tais como a obesidade, as perturbações da ansiedade e a depressão na infância e na adolescência.
Importa assim que, entre outros aspetos, se salvaguarde na planificação das AEC para o ano de 19.20:
... o tempo de recreio necessário para a brincadeira livre das crianças; - o caráter lúdico das atividades, que devem orientar-se para o desenvolvimento da criatividade e das expressões; - a utilização de espaços, materiais, contextos e outros recursos educativos diversificados, na comunidade, evitando-se a permanência em sala de aula; - a eliminação do agendamento de trabalhos de casa; - o enquadramento e apoios necessários para que todos os alunos possam participar nas atividades, independentemente das suas capacidades ou condições de saúde; - a garantia de que todas as componentes do 1º ciclo são abordadas pelo docente da turma, em período curricular;
Assim e com base nestes pressupostos, no ano letivo 19.20 será a seguinte a oferta das atividades:
-
- Atividade Física e Desportiva;
- Expressões Lúdico Artísticas (Exp. Plástica, Musical e Dramática combinadas);
- Jogos Tradicionais;
- EMR;
- LiterArte (atividades de literatura relacionadas com outras artes);
- Dança.
Cada escola oferecerá 5 atividades semanais, podendo diferir de escola para escola, consoante os recursos disponíveis. Nos 3º e 4º anos, contudo, e de acordo com determinações superiores, os alunos terão mais uma hora curricular, de forma a compensar as duas horas semanais de inglês no horário letivo.
8. ORGANIZAÇÃO DO PLANO ANUAL DE ATIVIDADES
O Plano Anual de Atividades organiza-se de acordo com a seguinte estrutura:
Data
A.I./Nº
Atividade
Responsável
Público-Alvo
A.I. – Área de Intervenção
Para todas as atividades que impliquem movimentação de verbas será preenchida a grelha abaixo, da qual constará a previsão orçamental para a atividade. Esta deverá ter a aprovação do Conselho Administrativo do Agrupamento.
Plano Anual de Atividades – Previsão Orçamental
Escola
Ano
Turma
Professor responsável
Atividade
(breve descrição)Área de intervenção do PE
Objetivos específicos
A Cidadania e inclusão
B Participação, envolvimento e pertença
C Articulação e cooperação
D Aprendizagem e crescimento
Data
Local
Horário
(início/final)Nº de alunos
Nº acompanhantes
Recursos humanos:
Recursos materiais:
PREVISÃO ORÇAMENTAL DETALHADA
DESPESA
Descritivo
Valor
TOTAL
RECEITA
Descritivo
Valor
TOTAL
9. Divulgação do plano anual de atividadesA divulgação deste Plano Anual de Atividades será realizada em primeira instância através do Conselho Geral (que o aprovará) e cujos elementos divulgarão nos setores que representam.
Será divulgado aos pais através da Associação de Pais nas reuniões mensais estabelecidas e aos alunos através das assembleias de delegados de turma. À restante comunidade escolar, será feita a sua divulgação através da página eletrónica do Agrupamento, ficando uma cópia, em suporte papel, disponível para consulta na biblioteca da Escola.
10. Avaliação do plano anual de atividadesTodas as ações previstas neste plano serão objeto de avaliação. A avaliação de cada atividade será apresentada em modelo próprio (aprovado pelo Conselho Pedagógico) até 10 dias após a realização ou não realização da mesma. No caso das atividades que se desenvolvem ao longo do ano, a respetiva avaliação deve ser apresentada no final de cada ano letivo.
Será da responsabilidade de cada coordenador de departamento e/ou promotor das atividades garantir que é realizada a avaliação de todas as atividades do Plano.
Será ainda analisado o diferencial entre as classificações do Quadro 1 e do Quadro 2.
Responsáveis pela avaliação:
Quadro 1 - Responsável pela promoção da atividade / Coordenador de departamento.
Quadro 2 - Tendo em conta a especificidade de cada atividade, a avaliar por: educadora de infância, ouvidas as crianças; delegado e subdelegado de cada turma (1º, 2º, 3º ciclos), ouvidos os colegas da turma. Esta avaliação será realizada preferencialmente na última aula de Educação para a Cidadania do mês, acompanhada pelo respetivo Diretor de Turma.
Escala de classificação:
0 - Não se adequa / Sem opinião
1 - Insuficiente
2 - Suficiente
3 - Bom
4 - Muito Bom
5 - Excelente
Quadro 1Aspecto a avaliar
Classificação
1
Relevância da atividade para o(s) âmbito(s) de intervenção do Projeto Educativo
2
Grau de participação do público-alvo
3
Grau de satisfação do público-alvo
4
Organização da atividade (espaço, tempo, ritmo, acompanhamento)
5
Comentário / Reflexão / Sugestões
Quadro 2Aspecto a avaliar
Classificação
1
Importância da atividade para o nosso crescimento pessoal
2
Participação nas tarefas propostas
3
Grau de satisfação
4
Organização da atividade (espaço, tempo, ritmo, acompanhamento)
5
Comentário / Reflexão / Sugestões
Com estas avaliações pretende-se obter informação relevante, possibilitadora de reajustamentos em tempo oportuno, de modo a tornar o Plano mais eficiente e eficaz, bem como permitir a otimização das planificações de ações futuras, num processo de desenvolvimento contínuo e sustentável da atividade escolar.
11. ATIVIDADES
Data
Área
IntervençãoAtividade
Organização
DinamizaçãoResponsável
Público- Alvo
Ao longo do ano
A1
Desenvolvimento/dinamização de sessões temáticas na disciplina de educação para a cidadania/cidadania e desenvolvimento
Serviço de psicologia e DT
Elisabete Freitas
Turmas do 1.º, 2.º e 3.ºciclos (mediante solicitação dos DT)
Ao longo do ano
A2
Assembleias mensais de turma
Docentes titulares de turma
Coord. D1C
Alunos do 1º ciclo
Ao longo do ano
A3
Ações de sensibilização promovidas pela Escola Segura
GNR – Escola Segura
Coord. D1C
Alunos do 1º ciclo
Ao longo do ano
D1
Projeto Educa@RA (PAEMA) – Programa de prevenção do insucesso da leitura
Professores/ PAEMA
Coord. D1C
Alunos do 1º ciclo
Ao longo do ano
(final do 1º e 2º período - entrega das avaliações)
B1
Sessões de sensibilização temáticas para EE/pais
Temas: “O papel dos pais na promoção do sucesso escolar” e “Métodos e hábitos de estudo”
Onde: Escolas básicas do 1.º ciclo e Biblioteca da Escola Castro Matoso
Serviço de Psicologia e/ou entidades parceiras
Elisabete Freitas
Pais/encarregados de educação dos alunos do 1.º e do 5.º ano de escolaridade
Ao longo do ano
A4
Criação de um espaço lúdico-pedagógico – CRIAKI
Equipa da BE/ professores do 1ºC
Coord. BE
Alunos do 1ºC
Ao longo do ano
D2
“Ler de carr(ei)rinha
Biblioteca Municipal de Aveiro
Coord. D1C
Alunos das EBs da Costa do Valado, Póvoa do Valado, Mamodeiro, Nariz
Ao longo do ano
D3
Projeto Sr. Dente – Programa nacional de Promoção da Saúde Oral
Coordenadores de escola/ Centro de Saúde
Coord. D1C
Alunos do 1º ciclo
Ao longo do ano
D4
Uma aula na BE
Professores das turmas envolvidas
Coord. BE
Alunos
Ao longo do ano
D5
Atividade Experimental (Oferta Complementar)
Coordenadores de escola/ PAEMA
Coord. D1C
Alunos do 1º ciclo
Ao longo do ano
C1
Participação em concursos/ atividades de índole regional ou nacional: aler+, concurso intermunicipal de leitura; CNL
Equipa da BE
Coord. BE
Alunos inscritos
Ao longo do ano
(1ª em outubro)
D6
Atividades propostas pela JF Nª Sª de Fátima. Outubro – visita ao quartel dos Bombeiros Velhos de Aveiro
Coordenadores de escola/ União das JF Nª Sª Fátima, Requeixo e Nariz
Coord. D1C
EBs. Mamodeiro, Póvoa do Valado e Nariz
Ao longo do ano
A5
Projeto “Viver Saúde”
Prof. Filomena Quina
Coord. DMCE
Comunidade educativa
Ao longo do ano
A6
Dinamização dos placards e realização de exposições sobre efemérides: dia mundial da alimentação, Natal, dia mundial da poesia, dia mundial do livro e direitos de autor, dia internacional dos direitos humanos.
Equipa da BE
Coord. BE
Comunidade educativa
Ao longo do ano (quinzenalmente)
C2
Reunião de equipas pedagógicas de ano e de escola: (reflexão, diagnóstico e planificação colaborativa do desenvolvimento do ensino/ aprendizagem)
Coordenadores de equipa
Coord. D1C
Professores
Ao longo do ano
D7
Exposição/ mostra de trabalhos decorativos e interventivos de alunos
Prof. Paulo Solá
Coord. DEXP
Comunidade educativa
Ao longo do ano
D8
Projeto “Miúdos e graúdos em segurança” – prevenção de acidentes
Coordenadora de escola/ Elementos das Forças de Segurança
Coord. D1C
Alunos EB Oliveirinha
Ao longo do ano
D9
Clube de Xadrez
Prof. Maria José Luís
Coord. DMCE
Crianças dos JI e alunos do 1º, 2º e 3º ciclos
Ao longo do ano
D10
Clube de Matemática
Profs. Alda Campos, Andrelina Nogueira e Filomena Ferreira
Coord. DMCE
Alunos do 2º e 3º ciclos
Ao longo do ano
A7
Clube de Teatro
Profs. Anita Graça, Fátima Santiago, Rui Carvalho e Carla Fonseca
Coord. DL
Alunos do 2º e 3º ciclos
Ao longo do ano
A8
Clube de Francês
Profs. Anabela Vasconcelos e Manuela Mendonça
Coord. DL
Alunos do 2º e 3º ciclos
Ao longo do ano
D11
Sala de Estudo a Inglês
Profs. Sílvia Pedro e Cláudia Ferraz
Coord. DL
Alunos 3º ciclo
Ao longo do ano
D12
Oficina de Fotografia e Artes plásticas (divulgação dos trabalhos realizados no átrio da escola)
Prof. Paulo Solá
Coord. DEXP
Alunos dos 2º e 3º ciclos
Ao longo do ano
D13
Oficina de EcoArte (divulgação dos trabalhos realizados no átrio da escola)
Prof. Isabel Neto
Coord. DEXP
Alunos dos 2º e 3º ciclos
Ao longo do ano
D14
Sala Saber + (Apoio à disciplina de Português)
Prof. Manuela Mendonça
Coord. DL
Alunos 9ºano
Ao longo do ano
B2
The Studio - atelier de costura e transformação
Prof. Helena Teixeira
Coord. DCS
Comunidade educativa
Ao longo do ano
C3
Decorações temáticas livres de espaços escolares
Profs. EDV 2º e 3º ciclos
Coord. DEXP
Comunidade educativa
Ao longo do ano
D15
Projeto “Mochila leve”
Coordenadores de escola/ PAEMA
Coord. D1C
Alunos
Ao longo do ano
B3
Projeto “O sorriso da Mafalda”: recolha de tampinhas e caricas para ajudar a pagar os tratamentos da Mafalda.
Prof. Mavilde Martins e prof. Elisabete Gonçalves
Coord. DCS
Comunidade
Data a definir
D16
Encontro com um escritor e/ ou ilustrador/contador de histórias
Equipa da BE/ professores de Português
Coord. BE
Comunidade Educativa
Data a definir
B4
Atividade “Miúdos a votos”
Equipa da BE
Coord. BE
Alunos
Data a definir
A9
Sessões de Plasticologia Marinha
Equipa da BE/ profs. De CN
Coord. BE
Alunos (1º,2º e 3º ciclos)
Data a definir
C4
Projeto “Na medida certa” – colaboração com a equipa do PES
Professores/ Equipa do PES
Coord. D1C
EB Nariz
Data a definir
D17
“Lobos e mais lobos”
Profs. titulares de turma/Biblioteca Municipal
Coord. D1C
Alunos 1º e 2º anos EB Oliveirinha e EB Nariz
Data a definir
D18
“Estava a pensar… não penses, vem…”
Profs. titulares de turma/ Biblioteca Municipal
Coord. D1C
3º e 4º anos da EB Oliveirinha
Data a definir
D19
Jogo de perguntas e respostas sobre comportamentos de cidadania”
Casa Municipal da Cidadania
Coord. D1C
Alunos 3ºano EB Oliveirinha
Data a definir
D20
Promoção da alimentação saudável e segura
Profs. titulares das turmas
Coord. D1C
EB Mamodeiro
Data a definir
D21
“O Saco que não tinha Pernas” – ação de sensibilização
Profs. Envolvidos/VEOLIA
Coord. D1C
Alunos do 1º e 2º anos
Data a definir
D22
“Era uma vez uma garrafa” – ação de sensibilização
Profs. Envolvidos/VEOLIA
Coord. D1C
Alunos do 3º e 4º anos
Data a definir
D23
Concurso Intermunicipal de Leitura
Coordenadores de escola/ PAEMA
Coord. D1C
Alunos do 4ºano do 1º ciclo
Data a definir
D24
Judo na Escola
Coordenadores de escola/ PAEMA
Coord. D1C
Alunos do 3º e 4º anos
1º período
D25
Elaboração de um desdobrável sobre métodos e hábitos de estudo
Serviço de psicologia
Elisabete Freitas
Pais/encarregados de educação dos alunos do 5.º ano de escolaridade
1º período
(data a definir)
A10
Visita de estudo à praia no âmbito da disciplina de Ciências Naturais
Prof. Andrelina Nogueira
Coord. DMCE
Alunos do 5ºano
1º período
(data a definir)
D26
Projeto “Albiescolas”: Alves Bandeira e Cª S.A - Sessão de sensibilização sobre a origem dos combustíveis e formas corretas de utilização para poupança de combustíveis fósseis
Profs. titulares de turma/ Alves Bandeira
Coord. D1C
EBs. Póvoa do Valado e Mamodeiro
1º período
(data a definir)
D27
“Vamos fazer um azulejo de alto-relevo”
Professores/ PAEMA
Coord. D1C
EBs. Costa do Valado, Póvoa do Valado e Nariz
1º período
(data a definir)
D28
“Arte Nova em Movimento”
Professores/ PAEMA
Coord. D1C
EB Costa do Valado
1º período
(data a definir)
D29
Escape Games – o Claustro e o Convento de Jesus
Professores/ PAEMA
Coord. D1C
EB Póvoa do Valado
1º período
(data a definir)
D30
“O jogo do sal”
Professores/ PAEMA
Coord. D1C
EB Nariz
1º período
(data a definir)
D31
O Planetário na Escola
Professores de F.Q.
Coord. DMCE
Alunos 7ºano
1º período
(data a definir)
D32
Literacia 3D
Prof. Alda Campos
Coord. DMCE
Alunos dos 5º, 6º, 7º e 8ºanos
1º período
(data a definir)
D33
Olimpíadas da Matemática
Profs. Alda Campos e Filomena Ferreira
Coord. DMCE
Alunos do 2º e 3º ciclos
1º período
(data a definir)
D34
“Artistas por um dia”
Professores/ PAEMA
Coord. D1C
1º e 2º anos EB Nariz
1º período
(novembro e dezembro)
A11
Bookmark Exchange Project –(elaboração de marcadores de livros)
Profs. Sílvia Pedro, Lúcia Santos, Cláudia Ferraz
Coord. DL
Alunos 2º e 3º ciclos
13 setembro
B5
Elaboração de um desdobrável sobre a transição para o 1.º ciclo
Serviço de psicologia
Elisabete Freitas
Pais/encarregados de educação dos alunos do 1.º ano
Setembro
(a partir de 16)
B6
Elaboração de desdobrável para os EE (orientações de como ajudar os seus educandos no estudo)
Profs. titulares de turma
Coord. D1C
Encarregados de educação
Outubro
B7
Visitas guiadas à BE para apresentação das zonas funcionais e explicação da tabela CDU utilizada na organização do fundo documental
Equipa da BE
Coord. BE
Alunos do 1º e 5º anos da Escola
Outubro
B8
Celebração do mês internacional das Bibliotecas escolares: elaboração de marcadores de livros para distribuição aos alunos
Equipa da BE
Coord. BE
Comunidade educativa
Outubro e novembro
B9
Histórias multissensoriais – Projeto do CRI/CERCIAV, a apresentar nas escolas e JIs
Profs. titulares das turmas do 1ºano
Coord. D1C
Alunos do 1ºano do 1C
Outubro a dezembro
C5
Fotografar os alunos do Agrupamento, produção de fotos e books
Profs. Paulo Rodrigues e Paulo Solá
Direção
Alunos do Agrupamento
1 outubro
A12
Comemoração do Dia Internacional do Idoso
Profs. Geografia e EMRC do 8ºano
Coord. DCS
Alunos do 8ºano
5 outubro
D35
Comemoração da Implantação da República
Profs. HGP e História
Coord. DCS
Alunos dos 2º e 3º ciclos
7 a 10 de outubro
D36
Exposição de trabalhos relativos à Rosa dos Ventos elaborados pelos alunos do 5ºano
Prof. HGP
Coord. DCS
Comunidade educativa
16 outubro
A13
Celebração do Dia da Alimentação
(realização de atividade com as crianças, que sensibilize para uma alimentação saudável com a colaboração da família)
Eds. Conceição Gonçalves, Celeste Marques e Alexandrina Matos
Coord. DPE
Alunos dos JI
16 outubro
A14
Projeto “Não Lixes” palestra na JF Oliveirinha
Professores das turmas envolvidas /PAEMA
Coords. De departamento
Alunos do 4ºano e dos 2º e 3º ciclos
17 outubro
A15
Comemoração do Dia internacional para a Irradicação da Pobreza
Profs. Geografia e EMRC
Coord. DCS
Alunos do 9ºano
21 outubro
20 abril
27 abril
D37
Escola Ciência Viva
Professores titulares das turmas/ Ciência Viva
Coord. D1C
Alunos do 4ºano
22 a 31 de outubro
A16
Exposição de Abóboras
Eds. Conceição Gonçalves e Celeste Marques
Coord. DPE
Alunos dos JI e famílias
31 outubro
A17
Comemoração do Dia das Bruxas – atividades nos JI
Eds. Conceição Gonçalves e Celeste Marques
Coord. DPE
Alunos dos JI
Novembro
D38
Ateliers de arte
Professores/ PAEMA
Coord. D1C
EB Costa do Valado
4 novembro
D39
Teatro “Era uma vez uma girafa” - Companhia Atrapalharte
Coordenadores de escola/
Coord. D1C
Alunos EB Mamodeiro
7 novembro
D40
Peddy Paper, visita jogo (PAEMA)
Profs. Sara Sequeira/ Amílcar Covelo/ PAEMA
Coord. D1C
Alunos do 3ºano EB Oliveirinha
9 novembro
B10
Mercadinho de São Martinho
Profs. titulares de turma
Coord. D1C
Comunidade
11 novembro
B11
Celebração do Magusto / S. Martinho nos JIs
Educadoras e profs. 1C
Coord. DPE
Crianças dos JIs e alunos 1C
13 novembro
D41
“Visita ao Centro Municipal de Interpretação Ambiental” CMIA
Profs. envolvidos/ CMIA
Coord. D1C
Alunos EB Mamodeiro
14 novembro
B12
Desporto escolar – Torneio Futsal Iniciados
(EB. Aradas)
Prof. José Teixeira
Coord. DEXP
Alunos inscritos
14 novembro
B13
Visita de estudo ao Navio Santo André e ao Museu marítimo de Ílhavo
Profs. titulares de turma
Coord. D1C
EB Mamodeiro
15 novembro
B14
Desporto escolar – Torneio Ténis de Mesa – comp. individual (EB. Castro Matoso)
Prof. Conceição Pipa
Coord. DE
Alunos inscritos
Novembro
(semana 18 a 21)
C6
Feira do livro na BE
Equipa da BE
Coord. BE
Comunidade educativa
20 novembro
A18
Dia do pijama
Profs. titulares de turma
Coord. D1C
EB Mamodeiro
21 novembro
C7
Na escola com… poetisas – Sarau de Poesia
Profs. Português
Coord. DL
Comunidade Educativa
25 novembro
A19
Comemoração do Dia internacional contra a Violência de Género (atividade realizada na JF com a participação do presidente da AMI)
Profs. Geografia e EMRC
Coord. DCS
Alunos do 9ºano
29 novembro
B15
Participação dos alunos no Banco Alimentar contra a Fome
Prof. EMRC
Coord. DCS
Alunos voluntários
Dezembro
D42
“A história do Perna longa” (PAEMA)
JI Quintãs/PAEMA
Coord. DPE
Alunos JI
2 e 3 dezembro
D43
“Lobos e mais lobos” (PAEMA)
JI Oliveirinha/ JI Quintãs/ PAEMA
Coord. DPE
Alunos dos JI
2 a 17 dezembro
A20
Participação na Campanha da Cáritas – “10 milhões de Estrelas, um gesto pela Paz”
Prof. Mavilde Martins
Coord. DCS
Alunos dos 2º e 3º ciclos inscritos na disciplina de EMRC
5 dezembro
B16
Desporto escolar - Corta - Mato Escolar
(EB. Castro Matoso)
Prof. José Marques
Coord. DE
Alunos do 1º,2º e 3º ciclos
10 dezembro
A21
Comemoração do Dia da Declaração Universal dos Direitos do Homem – realização de atividades de sensibilização
Profs. de HGP e História
Coord. DCS
Alunos dos 2º e 3º ciclos
12 dezembro
B17
Desporto escolar – Corta – Mato Concelhio (Aveiro)
Profs. Educação Física
Coord. DE
Alunos 1º,2º e 3º ciclos
17 dezembro
B18
Natal na nossa escola – atividades lúdicas com as crianças e familiares
JI Póvoa Valado
Coord. DPE
Alunos dos JI e família
17 dezembro
B19
Apresentação da Peça de Natal “A Bela e o Monstro” (Clube de Teatro da escola)
Profs. Clube de Teatro
Coord. DL
Comunidade educativa
17 dezembro
C8
Festa de Natal na Castro Matoso
Associação de Pais
Sérgio Marques Márcia Mieiro
Comunidade educativa
18 dezembro
B20
Jantar de Natal
Direção/ profs. envolvidos na atividade
Direção
Professores e funcionários do AEO
A partir do 2º período
D44
Oficina de competências de estudo: Ser e Saber +
Serviço de psicologia
Elisabete Freitas
Alunos do 5º e 7º anos de escolaridade propostos pelo CT
2º período
(data a definir)
A22
Sessão sobre noções básicas de primeiros socorros (PEMI)
Prof. Ana Almeida
Coord. DMCE
Alunos do 9ºano
2º período
(data a definir)
D45
“Safari dos Animais – descoberta através das obras de arte”
Professores/ PAEMA
Coord. D1C
EB Nariz
2º período
(data a definir)
A23
Visita às grutas de Mira de Aire
Profs. CN do 3º ciclo e profs. De FQ
Coord. DMCE
Alunos do 8ºano
2º período
(data a definir)
A24
Gaming, redes sociais (PEMI)
Profs. Isabel Roxo e Alda Campos
Coord. DMCE
Alunos do 5º e 7º anos
2º período
(data a definir)
D46
Música na escola
Professores/ PAEMA
Coord. D1C
Alunos 1º ciclo
2º período
(data a definir)
A25
Hábitos saudáveis: sono (PEMI)
Prof. Isabel Roxo
Coord. DMCE
Alunos do 8ºano
2º período
(data a definir)
D47
Competições Nacionais de Ciência - UA
Profs. Andrelina Nogueira e Maria José Luís
Coord. DMCE
Alunos do 2º e 3º ciclos
2º período
(data a definir)
D48
Canguru Matemático
Profs. Matemática
Coord. DMCE
Alunos do 2º e 3º ciclos
2º período
(data a definir)
C9
Sessão de esclarecimento “ as crianças e a sexualidade”
Associação de Pais
Kátia / Sérgio Marques
Encarregados de educação
2º período
(data a definir)
C10
Sopas + Talentos
Associação de Pais
Sofia Ferreira /Brigitte Ferreira
Comunidade educativa
2º período
(data a definir)
B21
Chá de panela – convite aos avós para atividades no JI
Eds. Conceição Gonçalves e Celeste Marques
Coord. DPE
Alunos do JI e avós
Janeiro
(data a definir)
A26
Ser solidário: teatro para idosos (Clube de Teatro da escola)
Profs. Clube de Teatro da escola
Coord. DL
Comunidade sénior
Janeiro a abril
D49
“Água é vida” – ação de sensibilização sobre a correta utilização da água
Profs. titulares das turmas envolvidas/ ADRA
Coord. D1C
Alunos do 4º ano
Janeiro e Março
(2 eliminatórias)
C11
Concurso NETOlimpíadas
Profs. HGP, História, Geografia e EMRC
Coord. DCS
Alunos dos 2º e 3º ciclos
13 janeiro
B22
Desporto escolar – Ténis de Mesa (Compet. Individual)
(ES. Jaime Magalhães Lima)
Prof. Conceição Pipa
Coord. DE
Alunos inscritos na modalidade
15 janeiro
B23
Desporto escolar – Futsal Infantis B
(EB. Castro Matoso)
Prof. José Marques
Coord. DE
Alunos inscritos na modalidade
20 janeiro
B24
Desporto escolar – Futsal Iniciados
(ES. Mário Sacramento)
Prof. José Teixeira
Coord. DE
Alunos inscritos na modalidade
22 janeiro
B25
Desporto escolar – Futsal Infantil A
(EB. António Dias Simões - Ovar)
Prof. José Marques
Coord. DE
Alunos inscritos na modalidade
23 janeiro
D50
Visita de estudo à fábrica de engarrafamento de água do Luso
Profs. titulares de turma
Coord. D1C
EB Mamodeiro
24 janeiro
B26
Desporto escolar – Torneio de Xadrez
(ES. Jaime Magalhães Lima)
Prof. Maria José Luís
Coord. DE
Alunos inscritos na modalidade
27 janeiro
B27
Desporto escolar – Corta mato – CLDE (Vagos)
Prof. José Marques
Coord. DE
Alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos
Fevereiro
(data a definir)
D51
Entrudo Infantil de Aveiro
Professores/ Biblioteca Municipal
Coord. D1C
EB Póvoa do Valado
4 fevereiro
D52
Ida ao teatro a Aveiro assistir a uma peça de Gil Vicente
Profs. Aurora Nobre e Manuela Mendonça
Coord. DL
Alunos 9º ano
13 fevereiro
B28
Desporto escolar – Mega Sprint escolar
(EB. Castro Matoso)
Prof. José Marques
Coord. DE
Alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos
19 fevereiro
B29
Desporto escolar – Ténis de Mesa
(EB. João Afonso - Aveiro)
Prof. Conceição Pipa
Coord. DE
Alunos inscritos na modalidade
20 fevereiro
B30
O carnaval e a família (PAEMA)
JIs Agrupamento/ PAEMA
Coord. DPE
Alunos dos JI
21 fevereiro
D53
Visita de estudo à Kidzânia
Prof. EMRC
Coord. DCS
Alunos do 6º ano inscritos na disciplina
2 março
B31
Desporto escolar – Futsal infantil B
(EB. Eixo)
Prof. José Marques
Coord. DE
Alunos inscritos na modalidade
3 março
B32
Desporto escolar – Futsal infantil A
(EB. Castro Matoso)
Prof. José Marques
Coord. DE
Alunos inscritos na modalidade
4 março
B33
Desporto escolar – Mega Sprint CLDE
(Estádio Municipal de Vagos)
Prof. José Marques
Coord. DE
Alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos
5 março
D54
Visita cultural a Coimbra
Profs. Fátima Santiago e Manuela Mendonça
Coord. DL
Alunos 8ºano
20 março
B34
Poesia Viva – Estátuas temáticas
Profs. Express’Arte e Dança
Coord. DL
Alunos 1º, 2º e 3º ciclos e enc. Educação
21 março
D55
Comemoração do Dia mundial da Árvore e da Floresta
Profs. titulares das turmas/ CMA
Coord. D1C
Alunos do 1º ciclo
21 março
B35
Mercadinho de primavera
Profs. titulares de turma
Coord. D1C
Comunidade
23 março
C12
À procura do Norte da Páscoa, Peddy Paper com Geocaching
Profs. HGP, História, Geografia e EMRC
Coord. DCS
Alunos dos 2º e 3º ciclos
23 março
B36
Desporto escolar – Torneio de Xadrez
(EB. Castro Matoso)
Prof. Maria José luís
Coord. DE
Alunos inscritos na modalidade
24 março
B37
Desporto escolar – Ténis de Mesa – Iniciados/ juvenis
(ES. Vagos)
Prof. Conceição Pipa
Coord. DE
Alunos inscritos na modalidade
26 março
B38
Desporto escolar – Futsal Iniciados
(ES. Vagos)
Prof. José Teixeira
Coord. DE
Alunos inscritos na modalidade
26 março
D56
Caminhar sobre a muralha da cidade de Aveiro e descobrir o Teatro Aveirense (PAEMA)
Profs. Anabela Vasconcelos, Fátima Santiago e Ana Celeste
Coord. DL
Alunos 7ºano
26 março
D57
Visita de estudo “World of Discoveries”
Profs. titulares de turma
Coord. D1C
EB Mamodeiro
3º período
(data a definir)
B39
“Mural de Poesia” elaboração e afixação dos quadros dos poetas já apresentados nos recitais de poesia realizados nos anos anteriores
Prof. Paulo Solá
Coord. DEXP
Comunidade educativa
3º período
(data a definir)
D58
Visita aos viveiros da CMA
Professores titulares de turma/PAEMA
Coord. D1C
EB Mamodeiro
3º período
(data a definir)
D59
Juntos na saúde e na doença – Nós e as bactérias (PEMI)
Prof. Andrelina Nogueira e Teresa Moreira
Coord. DMCE
Alunos do 6ºano
3º período
(data a definir)
C13
Concurso Dar@língua e Diz +
Profs. Anita Graça e Aurora Nobre
Coord. DL
Alunos 2º e 3º ciclos
3º período
(data a definir)
A27
“Arte Nova cheia de cor” (PAEMA)
Jis do Agrupamento / PAEMA
Coord. DPE
Alunos dos JI
3º período
(data a definir)
B40
Remember Castro Matoso (encontro de antigos alunos)
Associação de Pais
Marisela Jesus / Nuno Almeida
Comunidade
Abril
(data a definir)
B41
Os pais vêm ao JI (atividades pais e filhos)
Eds. Conceição Gonçalves e Celeste Marques
Coord. DPE
Alunos do JI Oliveirinha e família
Desde abril
(até ao final do ano)
B42
Promoção da leitura: semana da leitura; hora do conto; “projecto Newton gostava de ler” – disseminação
Equipa da BE
Coord. BE
Alunos
15 abril
D60
Visita de estudo `Sinagoga e ao Centro de biodiversidade do Porto
Prof. EMRC
Coord. DCS
Alunos do 7ºano inscritos na disciplina
25 abril
(durante a semana)
D61
Comemoração do 25 de Abril – exposição
Profs. HGP, História, Geografia e EMRC
Coord. DCS
Alunos 2º e 3º ciclos
28 abril
B43
Desporto escolar – Futsal Infantil B
(Colégio D. José I - Aveiro)
Prof. José Marques
Coord. DE
Alunos inscritos na modalidade
Maio
(data a definir)
B44
“A escolha de Joana” (PAEMA)
JI Quintãs / PAEMA
Coord. DPE
Alunos do JI
Maio
(data a definir)
D62
Assembleia Municipal Jovem de Aveiro
Prof. História
Coord. DCS
Alunos 9ºano
Maio
(data a definir)
C14
As aventuras de um ião agricultor – atividade no âmbito da disciplina de FQ
Prof. Marília Marques
Coord. DMCE
Alunos do 8ºano
Maio
(data a definir)
B45
Concurso de Batalha Naval
Prof. Filomena Ferreira
Coord. DMCE
Alunos do 3ºciclo
Maio
(data a definir)
D63
Visita à empresa de indústria alimentar - Ferneto
Professores titulares de turma
Coord. D1C
EB Mamodeiro
Maio/ junho
D64
Caminhada solidária a favor da Proteção do Planeta
- Pateira do Carregal
Professores das turmas envolvidas
Coord. D1C
Comunidade educativa
4 maio
B46
Desporto escolar – Torneio de Xadrez
(ES. JC.C. Gomes -Ílhavo)
Prof. Maria José Luís
Coord. DE
Alunos inscritos na modalidade
5 maio
B47
XIX Interescolas Diocesano de EMRC em Anadia
Prof. Mavilde Martins
Coord. DCS
Alunos dos 2º e 3º ciclos inscritos na disciplina
7 maio
B48
Desporto escolar – Ténis de Mesa – Infantis
(ES. Vagos)
Prof. Conceição Pipa
Coord. DE
Alunos inscritos na modalidade
13 maio
B49
Desporto escolar – Torneio de Xadrez
(Colégio de Calvão)
Prof. Maria José Luís
Coord. DE
Alunos inscritos na modalidade
14 maio
B50
Desporto escolar – Futsal Infantil A
(EB. Aradas)
Prof. José Marques
Coord. DE
Alunos inscritos na modalidade
15 maio
B51
Celebração do dia da família – visita à Base de S. Jacinto
Profs. titulares de turma da EB Mamodeiro
Coord. D1C
Alunos da EB Mamodeiro e famílias
28 maio
D65
Celebração do Dia internacional do Brincar - Visita ao Museu do Brincar - Vagos
Professores titulares das turmas
Coord. D1C
Alunos EB Mamodeiro
29 maio
B52
Viagem de final de ano do Agrupamento à cidade do Porto
Diretores de turma/ professores titulares/ educadoras/ Direção
Direção
Comunidade educativa
Junho
(data a definir)
A28
Comemoração do Dia Mundial da Criança – actividades lúdicas nas escolas básicas
Coordenadores das Escolas Básicas
Coord. D1C
Alunos do Agrupamento
Junho
(data a definir)
A29
Uma aventura no EMA (PAEMA)
Coordenadores de escola/ PAEMA
Coord. D1C
Alunos do 1º ciclo
Junho
(data a definir)
B53
“Ecoaventura” Parque da cidade (PAEMA)
Jis do Agrupamento/ 1ºCiclo/PAEMA
Coords. DPE e D1C
Alunos dos JI
Junho
(data a definir)
B54
Festa Final de ano – atividades com as crianças e famílias
JI Oliveirinha
JI Póvoa Valado
Coord. DPE
Alunos dos JI e famílias
Junho
(data a definir)
B55
Torneio de xadrez aberto à comunidade (atividade inserida nas Tasquinhas)
Prof. Maria José Luís
Coord. DMCE
Comunidade educativa
Junho
(data a definir)
C15
Tasquinhas
Associação de Pais
Paulo Marques
Comunidade
1 junho
D66
Dia da Criança – Teatro na Escola (representantes dos pais)
Profs. titulares de turma
Coord. D1C
EB Mamodeiro
1 junho
C16
Comemoração do Dia da Criança – atividades lúdicas
Associação de Pais
Carla Garrido
Alunos do Agrupamento
3 junho
C17
Desfile de chapéus de Ascot (atividade inserida no dia da Escola Aberta)
Profs. Beatriz Barreira, Lúcia Santos, Cláudia Ferraz e Sílvia Pedro
Coord. DL
Alunos do 1º,2º e 3º ciclos e enc. educação
3 junho
B56
Dia da Escola Aberta
Direção/ coordenadores de departamento
Direção
Alunos do Agrupamento
9 junho
D67
Visita à KidZania
Profs. titulares de turma
Coord. 1DC
EB Mamodeiro
9 junho
B57
Apresentação da peça de final de ano (Clube de Teatro da escola)
Profs. do Clube de Teatro
Coord. DL
Comunidade educativa
26 junho
B58
Cerimónia de entrega de diplomas aos alunos finalistas – baile de Finalistas
Diretores de turma/ finalistas/ direção
Direção
Alunos finalistas e famílias
29, 30 junho
1 julho
B59
Viagem de finalistas
Diretores de turma/ finalistas/ direção
Direção
Alunos finalistas
O Diretor_______________________________________________
(Carlos Alberto Pinheiro Lopes)
Data: ____/____/________
O Presidente do Conselho Geral________________________________________
(José Carlos Dinis Marques)
Data: ____/____/________