Topic outline
- General
- Orientações para Serviços e Locais - Escola Básica Castro Matoso
Orientações para Serviços e Locais - Escola Básica Castro Matoso
Entrada / Saída (Circuitos)
O 1º ciclo entra pela porta junto à rotunda e seguirá o trajeto indicado.
Os 2º e 3º ciclos entrarão pela porta junto ao Posto Médico e seguirão o trajeto indicado. No fim do dia, fazem o trajeto inverso.
Horário da entrada:
-
- 1º ciclo - 09:00'
- 2º ciclo - 08:45'
- 3º ciclo - 08:50'
No caso dos pais que tragam alunos do 1º e outro ciclo, devem avisar o Professor Titular de que o aluno do 1º ciclo entrará mais cedo. Este dirige-se para a sua sala, onde ficará até às 9.00 horas (início das aulas do 1ºciclo).
Sala de aula-
- É atribuída uma sala a cada turma e o aluno tem um lugar fixo (só sairão para Ed. Física e TIC que funcionará em desdobramento);
- Entrar na sala com o devido distanciamento;
- Não trocar de lugar nem utilizar material que não seja o seu;
- Não retirar a máscara;
- Caso vá ao quadro, desinfectar a caneta utilizada;
- Os alunos não podem modificar a orientação das mesas e das cadeiras, ocupar o lugar atribuído;
- Arejar as salas, mantendo as janelas e portas abertas para circular o ar, e evitar o contacto com maçanetas ou puxadores.
Sala de Informática (sala 5)-
- O equipamento tecnológico disponível nas salas específicas e locais públicos, que são partilhados por alunos, professores, auxiliares e serviços administrativos devem ser limpos e desinfetados a cada intervalo e/ou mudança de turma;
- Ddistanciamento social mínimo, uso de máscara, desinfeção das mãos à entrada e saída da sala com álcool gel, portas e janelas abertas, sempre que possível;
- A higienização deve ser feita com álcool (o álcool gel não é indicado, por ser gorduroso) a cada intervalo e/ou mudança de turma;
- O toque nos equipamentos durante o processo de “ligar” no início da aula e “desligar” no final de cada aula/atividade;
- Se os alunos usarem os seus dispositivos como o rato, tablet ou dispositivos móveis, poderem proceder à limpeza e higienização dos mesmos, no início e/ou fim da aula.
Biblioteca-
- Só poderão estar na Biblioteca 20 alunos pelo que o aluno deve aguardar na entrada até o mandarem entrar;
- Lá dentro seguir as regras de higiene e desinfecção e distanciamento físico;
- Não retirar a máscara.
Reprografia e Papelaria- Aguardar o atendimento nas zonas marcadas, através de sinalética no solo, de forma a garantir o distanciamento físico
Acesso às instalações sanitárias-
- A circulação das pessoas para as instalações sanitárias deve ocorrer em circuito de forma a garantir o distanciamento físico;
- O acesso far-se á por ciclo de ensino ficando um espaço para rapazes e outro para raparigas;
- Deve-se higienizar as mãos à entrada e saída com água e sabão, seguindo o processo adequado de lavagem de mãos;
- As instalações sanitárias são higienizadas e desinfectadas com frequência( após cada intervalo).
Pavilhão Gimnodesportivo/Educação FísicaO desenvolvimento curricular da disciplina de EF far-se-á tendo em consideração o disposto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020, de 20 de julho, ou seja, em regime presencial, implicando a necessidade de serem adotadas um conjunto de medidas preventivas, designadamente:
-
- Privilegiar os espaços exteriores para as práticas letivas em EF (Recursos Espaciais);
- Promover a lavagem e/ou desinfeção das mãos dos alunos, professores, assistentes operacionais, ou outros à entrada e à saída das instalações desportivas ou de outros locais onde decorra a prática de desporto, com recurso a água e sabão ou, em alternativa, desinfetar as mãos com solução à base de álcool;
- Promover a adoção de estratégias e metodologias de ensino que privilegiem o respeito pelo distanciamento físico de, pelo menos, três metros entre alunos, de acordo com a Orientação n.º 030/2020, da DGS, para a prática de exercício físico, diligenciando no sentido da adequação e adaptação das tarefas propostas em contexto de aula;
- Evitar a partilha de material (Recursos Materiais), sem que seja higienizado entre utilizações;
- Identificar as aprendizagens que necessitem de recuperação e consolidação, em função da suspensão das atividades letivas presenciais no final do ano letivo anterior, refletindo-as na planificação da disciplina;
- Na situação de transição para o “Regime Misto”, sugere-se que na disciplina de Educação Física, pela sua característica claramente prática, sejam privilegiadas as atividades presenciais.
Situação A – 1 ou 2 turmas
-
- Entrar com máscara, pela porta principal, por ordem de chamada do professor ou funcionário;
- Limpar os pés no tapete desinfetante e seguir, ordeiramente o percurso assinalado até ao balneário, circulando pela direita;
- Colocar os seus pertences nos cabides livres (deixar um cabide de intervalo), respeitando o distanciamento físico;
- Já equipado, guardar a máscara na mochila;
- À saída do balneário, desinfetar as mãos e dirigir-se para o seu espaço de aula, respeitando o percurso devidamente assinalado e definido para cada espaço.
- Após o términus da aula, toma o percurso indicado para o respetivo balneário;
- Recolhe os seus pertences, coloca a máscara, desinfeta as mãos e sai, circulando pela direita.
Situação B – 3 turmas
-
- Conforme a rotação de espaços, a terceira turma, não utiliza as instalações desportivas, devendo aguardar que o professor vá ao seu encontro no exterior do pavilhão;
- Neste caso, os alunos deverão vir equipados de casa, deixando os seus pertences na respetiva sala de aula.
Recursos EspaciaisNo respeito pelas regras de prevenção e controlo da doença disponibilizadas pela DGS, assim como de outras medidas de higienização e controlo ambiental, a organização dos recursos espaciais afetos à disciplina de EF deve valorizar os seguintes pressupostos:
-
- Garantir a existência de circuitos no acesso às instalações desportivas e, sempre que possível, preconizar a circulação num só sentido, evitando o cruzamento entre pessoas;
- Promover a utilização de calçado exclusivo no acesso às instalações desportivas;
- Identificar os espaços que necessitem de ser reconfigurados em função das regras de utilização, reposicionando ou até mesmo removendo equipamentos existentes, de forma a assegurar o distanciamento físico recomendado entre os alunos, durante a prática de atividade fisica;
- Promover a delimitação de áreas de prática, de modo a orientar o posicionamento dos alunos (ex.: marcações no chão, linhas delimitadoras, etc.);
- Dar orientações aos alunos sobre como circular em segurança, praticando com os mesmos as transições entre espaços;
- Nos casos em que as aulas decorram em espaços fechados, deve ser assegurada nos intervalos e, sempre que possível, uma boa ventilação natural, através da abertura de portas ou janelas, nos dias com menor calor. Pode também ser utilizada ventilação mecânica de ar (sistema AVAC- Aquecimento, Ventilação e Ar condicionado), nos casos em que tal seja possível. Nestes casos, deve ser garantida a limpeza e manutenção adequada, de acordo com as recomendações do fabricante, e a renovação do ar dos 3 espaços fechados, por arejamento frequente e/ou pelos próprios sistemas de ventilação mecânica;
- Assegurar a limpeza e higienização dos espaços e equipamentos utilizados, entre aulas, de acordo com as orientações n.os 014/2020 e 030/2020, da DGS.
Cantina/Refeitório- Períodos de almoço- desencontrados:
- 1ºciclo - 12.00 horas;
- 13.00 - desinfeção das mesas e cadeiras;
- 13.25 - 2ºturno.
- Lavagem/desinfeção das mãos antes e após o consumo da refeição;
- Evitar a concentração e guardar o distanciamento físico nas filas;
- Utilização obrigatória da máscara, exceto no período da refeição;
- Assegurar uma boa ventilação e renovação do ar.
Nota: Os alunos terão lugar fixo na cantina e, à sua frente, o lugar ficará vago. O objetivo é evitar que as turmas/alunos se cruzem, reduzindo contactos entre eles e facilitando a identificação de potenciais contágios caso surja um infetado.
Bufete- Horário
- Manhã - 9.45 às 12-00 horas (9.45-pessoal não docente, 10.00-1ºciclo, 10.30-2ºciclo e 11.30-3ºciclo)
- Tarde - 14.00 às 16.00 horas
Nota: O suplemento será entregue aos alunos indicados no primeiro intervalo da manhã/tarde.
- Evitar a concentração e guardar o distanciamento físico nas filas;
- Passar o cartão e esperar pelo pedido;
- Os produtos serão entregues embalados e não haverá produtos aquecidos nem prensados;
- Depois de comer, colocar o lixo no lugar indicado.
Fornecedores ou outras pessoas externas à Escola- Entrar na Escola só quando necessário e sempre de forma segura, utilizando máscara e evitando contacto com crianças, alunos, pessoal docente e não docente;
- Desinfectar as mãos na entrada da escola.
-